Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Inspire-se! Frases médicas

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Inspire-se! Frases médicas


'Frases médicas' é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você poderá acompanhar citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades. 


William Osler foi um médico canadense, considerado um dos ícones da medicina moderna. Foi professor da Faculdade de Medicina do Hospital Johns Hopkins e defendia o ensino da medicina à beira do leito. Alguns dos seus livros são “The Principles and Practice of Medicine”, “Evolution of Modern Medicine” e “Aequanimitas: with other addresses to medical students, nurses and practitioners of Medicine” - livro que reúne vários discursos de Osler nos quais ele aconselha os médicos a terem paciência e sensibilidade com os pacientes, mas também a manter uma distância emocional.


William James Mayo foi médico e cirurgião nos Estados Unidos. Depois de se formar na faculdade de medicina na década de 1880, ele e o irmão, Charles Horace Mayo, juntaram-se ao consultório particular do pai. Em 1919, fundaram a mundialmente conhecida Mayo Clinic, em Minnesota, EUA, um dos primeiros esforços do país na prática de medicina em grupo.


Orison Swett Marden foi um escritor e empresário americano que escreveu sobre princípios e virtudes de senso comum que levam a uma vida bem sucedida e fundou a revista Success em 1897. Muitas de suas reflexões são baseadas na filosofia do Novo Pensamento, a qual promove a ideia de que as doenças se originam da mente, e que o 'pensamento certo' pode ter um efeito regenerador.


William Osler foi um médico canadense, considerado um dos ícones da medicina moderna. Foi professor da Faculdade de Medicina do Hospital Johns Hopkins e defendia o ensino da medicina à beira do leito. Alguns dos seus livros são “The Principles and Practice of Medicine”, “Evolution of Modern Medicine” e “Aequanimitas: with other addresses to medical students, nurses and practitioners of Medicine” - livro que reúne vários discursos de Osler nos quais ele aconselha os médicos a terem paciência e sensibilidade com os pacientes, mas também a manter uma distância emocional.


Hipócrates (460 a.C. a 370 a.C) é considerado o "pai da medicina". Foi uma das grandes figuras do florescimento intelectual grego e era membro de uma família que durante várias gerações praticou os cuidados em saúde.


Abraham Verghese é médico, autor e professor da Teoria e Prática de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford e Senior Associate Chair do Departamento de Medicina Interna. Nasceu na Etiópia e formou-se em medicina na Índia. Alguns de seus livros são “Minha Terra” (1995), no qual conta sua experiência com pacientes de AIDS, e o romance “O décimo primeiro mandamento” (2011).


Siddhartha Mukherjee é um médico indiano-americano, oncologista e autor do livro “The Emperor of All Maladies: A Biography of Cancer” - Prêmio Pulitzer 2011 para não-ficção geral e um dos 100 livros mais influentes escritos em inglês desde 1923, segundo a revista Time. Médico do Columbia University Medical Center, em Nova York, Mukherjee concentra sua área de pesquisa na terapia do câncer e funções genéticas relacionadas às células do sangue. Também é autor de "The Gene: An Intimate History" e "The Laws of Medicine: Field Notes from an Uncertain Science".


Paul Kalanithi foi neurocirurgião e escritor. Diagnosticado com câncer de pulmão em estágio IV aos 36 anos em 2013, concluiu a residência em neurocirurgia Stanford University em 2014. Durante o pós-doutorado em neurociência, escreveu mais de vinte publicações científicas e recebeu o maior prêmio de pesquisa da American Academy of Neurological Surgery.
É autor de “When Breath Becomes Air”, livro publicado postumamente com as memórias sobre sua vida e doença. Kalanithi morreu em março de 2015.


A frase de Atul Gawande faz parte do livro "Complications: A Surgeon's Notes on an Imperfect Science". Gawande é cirurgião e pesquisador de saúde pública, pratica cirurgia geral e endócrina no Brigham and Women's Hospital e é professor de Cirurgia na Harvard Medical School. Também é diretor executivo da Ariadne Labs, um centro conjunto de inovação em sistemas de saúde e presidente da Lifebox, uma organização sem fins lucrativos que busca tornar a cirurgia mais segura a nível mundial. Também é autor dos livros "Better: A Surgeon's Notes on Performance" e "Being Mortal: Medicine and What Matters in the End".


Henry Marsh é o autor do best-seller “Do No Harm” (Sem causar mal – Histórias de vida, morte e neurocirurgia), no qual traz uma visão sincera sobre a vida e o trabalho de neurocirurgião. Estudou medicina no Royal Free Hospital, em Londres, tornou-se membro do Royal College of Surgeons em 1984 e foi nomeado consultor neurocirurgião no Atkinson Morley's / St George's Hospital, em Londres, em 1987. Marshal foi tema de dois documentários: “Your Life in Their Hands” e “The English Surgeon”. Também é autor do livro "Admissions: Life as a Brain Surgeon".


Robin Cook é um médico e escritor americano que escreve sobre medicina, biotecnologia e tópicos que afetam a saúde pública. Formou-se em medicina na Universidade de Columbia e pós-graduou-se em Harvard. É o criador do "gênero" médico na literatura policial, mesclando ficção e medicina. Seu primeiro livro foi “Year of the Intern”(1972). A frase de hoje é parte do livro "Godplayer" (1893). Também é autor dos livros "Intervenção", "Cura", "Coma", "Contágio", entre outros.


Moacyr Scliar foi um escritor brasileiro, formado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou como especialista em Saúde Pública e foi professor universitário. Sua obra é formada por contos, romances, ensaios, literatura infantojuvenil e crônicas, publicadas nos principais jornais do país. A frase de hoje faz parte do livro "A Face Oculta". Também é autor dos livros "Território da emoção: Crônicas de medicina e saúde", "O Olhar Médico", "Cenas Medicas", "A Nossa Frágil Condição Humana", entre outros.

Gostou das frases? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas tambem estão disponíveis em nossas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.