Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Dicas para pais ocupados organizarem melhor o seu tempo

terça-feira, 20 de março de 2018

Dicas para pais ocupados organizarem melhor o seu tempo


FOTO: ISTOCK

Listar as prioridades e otimizar a realização de algumas tarefas ajuda a ter mais tempo livre e menos cansaço.

Quem tem filhos pequenos e trabalha muito costuma ouvir uma pergunta frequente: como você consegue dar conta de tudo?

Uma dica é o gerenciamento do tempo. Saber usar o tempo de forma mais organizada, torna a vida mais prática e fácil, por mais que o número de afazeres seja grande.

O Dr. Magdalena Battles, mestre em Psicologia Infantil, compartilha algumas dicas com outros pais para que possam obter mais tempo de qualidade com a família em longo prazo.

1. Estabeleça uma hierarquia de importância
FOTO: ISTOCK


O que é mais importante para você? Qual é a sua prioridade? Você precisa determinar o que mais valoriza na vida, a fim de filtrar as obrigações através da sua lente pessoal que mostra o que é importante para você e sua família. Avalie quais atividades se alinham com seus valores e se isso te afastará de alguma outra atividade que seja obrigação. Quando você diz “sim” a uma coisa, está dizendo “não” a outra, porque você não pode fazer tudo. Por isso você precisa primeiro decidir quais são suas prioridades para então saber para quais coisas quer dizer “sim” ou recusar. Se você diz “sim” a todas as oportunidades que atravessam seu caminho, você ficará sobrecarregado, com a agenda excessivamente cheia.

2. Não sobrecarregue a agenda de seus filhosFOTO: ISTOCK

Muitas crianças estão envolvidas em muitas atividades extra curriculares. Se você valoriza a família e quer que seus filhos desenvolvam fortes laços familiares uns com os outros, fica difícil fazer isso quando cada um tem uma atividade diferente a cada dia da semana. Não tenha coisas marcadas todos os dias. Se fizer isso, vai perder o tempo familiar em casa e o tempo de inatividade que todos precisam. Permita dias sem nenhuma atividade. Aproveitem os momentos para jogar jogos de tabuleiro, lanchar ou jantar juntos, ou simplesmente conversar sobre a vida. Pais e filhos precisam de tempo de inatividade.


3. Mantenha um lar organizado
FOTO: ISTOCK

Sua casa não precisa ser perfeitamente organizada. Ninguém tem tempo para isso. No entanto, se você tiver uma casa organizada, você vai perceber que a vida fica muito mais suave. Tenha lugares fixos de forma que todos possam saber onde as coisas estão. Ensine às crianças que é responsabilidade delas colocar de volta no lugar os itens que tiraram. Quando você gasta tempo buscando algo que precisa, pode ser extremamente frustrante, e você acaba se atrasando, o que muda o humor para o dia todo. Portanto, tenha um planejamento, escolha um lugar para que tudo seja colocado a cada dia. E, quando usar cada item, coloque de volta no mesmo lugar. Manter uma casa organizada é uma ótima habilidade para ensinar aos filhos. É preciso prática, mas não desista.

4. Desista de ser perfeito
FOTO: ISTOCK

Muitos pais colocam muita pressão em si mesmos e em seus filhos para viver de acordo com um certo padrão. É bom ter padrões, mas se ser perfeito é o objetivo, desista. Tentar ser perfeito leva muito tempo e gasta muita energia. Às vezes, fazer o trabalho corretamente é tudo o que é necessário. Na maioria das vezes você é a única pessoa que notará a diferença.

5. Saiba delegar
FOTO: ISTOCK

Um dos maiores desperdícios de tempo é tentar fazer tudo. É preciso delegar. As crianças podem receber tarefas domésticas desde pequenas, de acordo com cada idade. Arrumar as camas, guardar os brinquedos, limpar o chão, são alguns exemplos. Eles são capazes de usar um smartphone, você acha que não seriam capazes de organizar uma sala de brinquedos? Deixe claro quais os deveres esperados de cada membro da família. Isso torna a vida mais fácil e faz com que você tenha mais tempo para fazer qualquer coisa, inclusive para ficar com os pequenos. Além disso, estará investindo para que seus filhos se tornem seres humanos melhores e mais autossuficientes.

6. Crie rotinas
FOTO: ISTOCK

As rotinas são a força vital da casa. Um cronograma diário regular e consistente faz a casa funcionar de forma mais suave e eficiente. Criar rotinas domésticas ajuda toda a família a gerenciar expectativas de tempo. Veja a forma que funciona melhor para o seu estilo, suas obrigações e todos os afazeres da família e faça algo que ajude a fazer tudo o que precisa sem pressa.

7. Dê uma pausa nas refeições gourmet
FOTO: ISTOCK

Testar receitas diferentes é ótimo e torna os jantares mais especiais e agradáveis. Mas o básico muitas vezes basta, então por que desperdiçar tempo, energia e dinheiro criando coisas novas? Opte por refeições rápidas e fáceis, especialmente quando estiver com as crianças. Sentem-se juntos à mesa e aproveitem o tempo.

8. Seja honesto com seu tempo
FOTO: ISTOCK

Quando você está sentado em um consultório do médico esperando seu compromisso, como você está gastando esse tempo? Você está lendo a última revista de fofocas ou fazendo algum trabalho enquanto espera? Se você faz o trabalho, você está ganhando! Use esse tempo para responder emails, atualizar a lista de tarefas… Observe quanto tempo você gasta nas redes sociais ou em outras coisas sem importância e seja honesto com você. Se você coloca limites nos filhos em relação ao uso da tecnologia, por que não fazer o mesmo e otimizar o tempo durante o dia?

9. Mantenha listas de tarefas e um calendário
FOTO: ISTOCK

Faça as listas e leve-as com você. As coisas na vida muitas vezes não são feitas simplesmente porque são esquecidas. Leve também um calendário, de forma que possa ver o mês todo e fazer um planejamento. Ficar o tempo todo tentando lembrar o que você planejou para a semana que vem suga sua energia. Ao se organizar, você libera sua mente para outras coisas.

Priorizando a organização e transformando todas essas práticas em rotinas, o tempo certamente será otimizado, de forma que você terá mais momentos livres para se dedicar aos filhos, a alguma outra tarefa, ou mesmo para não fazer nada e descansar um pouco mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.