Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Valiosas lições que não nos ensinam na faculdade

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Valiosas lições que não nos ensinam na faculdade


Crescemos ouvindo que precisamos ter um diploma universitário para conseguirmos um bom espaço no mercado de trabalho. O que nem sempre nos dizem é que algumas das lições mais importantes sobre a nossa profissão e a nossa vida adulta de modo geral não são ensinadas nem nas melhores salas de aula.

O Mental Floss reuniu algumas dessas lições, e nós resolvemos mostrar aqui para você – confira:

1 – Como negociar seu salário

Falar sobre dinheiro às vezes pode ser algo desconfortável, mas se a ideia é começar a trabalhar para uma nova empresa, que é o que geralmente acontece depois da formatura, você precisa negociar seu salário, sim – em alguns casos, o candidato à vaga já precisa falar sobre pretensão salarial logo de cara, antes mesmo de fazer a entrevista.

O jeito aqui é pesquisar qual é o salário indicado para a sua função e, claro, deixar claro já na entrevista que seu objetivo é crescer dentro da empresa, assim você fica sabendo a respeito de um possível plano de carreira. Falar sobre esses assuntos não é chato ou deselegante. É necessário.

2 – Burocracias e afins: como lidar?

Tornar-se uma pessoa adulta e independente é lindo, mas isso significa também que você vai precisar resolver muitas coisas chatas que geralmente envolvem algum tipo de documentação e papeladas em geral. Se ainda não está acostumado a lidar com isso, o jeito mais fácil é pedir ajuda a alguém que entenda mais sobre contratos imobiliários e cartórios, por exemplo, e abrir o coração. Para não se assustar com o tanto de coisas que você vai precisar resolver, organize toda a burocracia que precisa ser feita em uma lista.


3 – Como pagar seus impostos

A partir do momento em que você começa a receber dinheiro, uma boa parte dele é destinada a pagar impostos. Dependendo do quanto você ganha por mês, terá que pagar imposto de renda, e aí é preciso ficar atento aos prazos e às regras.


4 – Como cozinhar

Depois da faculdade, muitas pessoas vão morar sozinhas e, na falta dos amigos da república ou da mamãe e do papai por perto, você se vê diante de um grande impasse: como cozinhar arroz? Como lavar salada? Para que serve cebolinha, exatamente?

Se a ideia é não viver de delivery e comer mais do que bolacha e salgadinho, comece aprendendo o básico – existem livros, programas de TV, canais do YouTube que estão aí para isso.

5 – Como achar um lugar para morar

Antes de escolher seu novo lar, considere alguns fatores como localização da casa ou do apê, facilidades de acesso, valores de aluguel e condomínio, se você precisa que o espaço seja mobiliado ou não, proximidade com o ambiente de trabalho, segurança. Simplesmente não dá para você se empolgar e alugar ou comprar a primeira coisa legal que surgir.
6 – Como cuidar da sua casa

Além das tarefas básicas de limpeza, quando você mora sozinho precisa se preocupar com outras questões, como vazamentos, problemas com a chave, a luz da cozinha que não acende e por aí vai. Depois de perceber que é relativamente caro pagar para que alguém faça aquilo que você não sabe fazer, é provável que você comece a aprender a trocar chuveiros, instalar interruptores e furar paredes.

7 – Como administrar suas finanças

Lembre-se sempre de uma regrinha simples de sobrevivência: não gaste mais do que ganha, e se o seu problema é uma tentação chamada cartão de crédito, corte relações com o dito cujo. Além disso, tenha uma planilha de gastos, anote suas contas fixas (aluguel, internet, luz, parcela do carro) e tenha noção na hora de aproveitar aquela liquidação ou de escolher a balada do final de semana.

Se você não sabe como economizar, se dê ao trabalho de, por pelo menos um mês, anotar TUDO o que compra (da bala de hortelã ao perfuminho novo) – assim vai ficar mais fácil enxergar o dinheiro desperdiçado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.