Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Aprenda como escolher o papel para aquarela ideal

sábado, 6 de janeiro de 2018

Aprenda como escolher o papel para aquarela ideal


Escolher papel para aquarela pode ser uma tarefa complexa, pois existem diversos tipos disponíveis. Esse artigo pode ajudá-lo a escolher o mais adequado para seu projeto.

Passos:


1 - Familiarize-se com os tipos de papel disponíveis:
  • Peso e textura: Os papéis para aquarela estão disponíveis em diversos pesos e texturas, então a escolha dependerá da técnica a ser utilizada e seu gosto.
  • Habilidade de absorção: Diferentemente dos papéis para desenho e impressão, o papel para aquarela possui uma trama que reduz a absorção da tinta para que os pigmentos fiquem na superfície dele, permitindo que as cores mantenham o brilho. (Para comprovar isso, faça uma pintura em aquarela em um papel para desenho e outra no papel para aquarela.)
  • Custo: Os papéis para aquarela podem ser muito caros, mas para obter os melhores resultados, é necessário usar os materiais corretos. Os papéis de impressão, desenho e cartão não foram feitos para serem usados em pinturas com aquarela, e os resultados mostrarão isso.

Método 1: Textura


Entender as diferentes qualidades da textura é o primeiro passo para selecionar o papel. Há três categorias gerais:
  • O papel de prensa-quente possui uma superfície suave, e é uma ótima escolha se deseja trabalhar com detalhes, combinar a aquarela com um trabalho de caneta, ou usar a aquarela como uma base para o lápis colorido.
  • O papel de prensa-fria possui uma textura que talvez não seja ideal para trabalhos muito detalhados, mas não deixa de ser versátil e é uma boa escolha para a maioria das técnicas de aquarela. Ele é o papel mais usado pelos iniciantes. Não existe um padrão para a rugosidade do papel, então a superfície varia entre os fabricantes.
  • O papel rugoso é ótimo para pinturas em grande escala, mas não é muito usado por artistas iniciantes.

Método 2: Gramatura


A gramatura do papel é muito importante, e seu peso é dado em gramas por metro quadrado. Quando maior o número, mais pesado o papel.

  • O peso mais usado é o de 300 g/m², pois funciona com a maioria dos propósitos dos artistas. Se planeja trabalhar amplamente ou com uma pintura muito úmida, há papéis mais pesados, sendo o 620 g/m² o mais popular.
  • Papéis mais leves, como 200g, estão disponíveis, e são menos caros. Contudo, eles causam problemas para os iniciantes, pois ficam deformam após o início da pintura. A menos que saiba como esticar o papel, não escolha essa gramatura.

Método 3: Formato e tamanho


Decida em que tamanho e formato você comprará o papel:

  • Os cadernos geralmente possuem entre 12-50 folhas (dependendo da gramatura) e possuem espiral ou são colados. Os de espiral são ótimos se quer manter todos os seus desenhos juntos. Os colados são mais fáceis de arrancar quando a pintura está pronta, e você pode deixá-lo secar enquanto começa outro trabalho. Eles são encontrados em diversos tamanhos, normalmente variando de A5 a 45 x 60 cm.
  • Os blocos contêm cerca de 20-25 folhas, coladas em todos os lados. A vantagem desse tipo de material é que o papel tem menos chance de deformar durante a pintura. O bloco mantém as folhas firmes para o trabalho, e você pode até colocá-lo no colo para pintar.
  • As folhas são uma boa opção quando quer tentar pintar sem usar um caderno/bloco inteiro. Se seus trabalhos forem muito grandes, você acabará optando por essa opção, já que elas são mais versáteis quanto à gramatura. Você pode comprar o papel de 300 g por folha, ou em um pacote com 4-10.
  • Os rolos medem 112-152,5 cm de largura e 9,15 metros de comprimento, e são uma boa opção se você só utiliza um tipo de papel, pois é uma compra mais econômica. Se quer fazer pinturas muito grandes, é melhor comprar o rolo e cortar você mesmo o tamanho necessário.

Método 4: Outros aspectos para manter em mente

Observe que há outros fatores importantes a se considerar quando for comprar papel para aquarela:
  • O papel sem ácido é bem comum atualmente, mas certifique-se de que ele possui essa característica (principalmente se for muito barato), pois uma pintura que você se orgulhou pode ser destruída pela química do papel.
  • A brancura do papel pode afetar o efeito final da pintura. Alguns artistas gostam do branco mais iluminado, e outros preferem mais fosco.
  • A limpeza é importante quando se trabalha com aquarela. Há pessoas que não conseguem passar em uma papelaria sem colocar as mãos sujas nos estoque e sujar os papéis. Não só as digitais e sujeira são impossíveis de se tirar do papel, mas o óleo da pele pode estragar a pintura. Compre o papel que esteja selado na embalagem ou no final do estoque, e sempre certifique-se de que ele esteja limpo antes de comprar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.