Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Lançamento do Android O (Versão 8) marcado para amanhã

domingo, 20 de agosto de 2017

Lançamento do Android O (Versão 8) marcado para amanhã

Android O tem data oficial de lançamento para amanhã (Foto: Divulgação/Google)

O Android 8 (O) está previsto para ser lançado amanhã (21 de agosto). O evento começará às 15h40, pelo horário de Brasília, e será transmitido ao vivo pelo Google, diretamente de Nova York. A chegada do novo Android irá coincidir com o primeiro eclipse a cobrir todo o território dos Estados Unidos desde 1918, razão pela qual a página da empresa traz informações sobre o fenômeno.

O anúncio aumentou os indícios de que a versão 8.0 do sistema se chamará Oreo. No início desta sexta-feira (18), o perfil oficial da companhia postou um vídeo no Google+ com nome de "GoogleOreo_Teaser". Depois, a postagem foi substituída por um arquivo chamado "Octopus Teaser", o que aparenta ser uma manobra para despistar os rumores. Veja, a seguir, o que esperar do sistema.

Otimização de bateria

Em sua primeira prévia, lançada em 21 de março, o Google demonstrou uma versão com foco em otimização de bateria e navegação. Para economizar energia, o Android O permitirá que o usuário controle o funcionamento de aplicativos em segundo plano, limitando os recursos de apps com alto consumo, como é o caso do Facebook.

A empresa também incentivou os desenvolvedores a aprimorarem seus programas, de maneira que gastem menos bateria.

Velocidade

De acordo com a gerente de produto do Android, a inicialização do próximo sistema será duas vezes mais rápida do que no Android 7. O recurso para economia de bateria também tende a melhorar o desempenho, já que os aplicativos gastarão menos recursos.

Visual

A interface não sofrerá mudanças radicais, mas a navegação será aprimorada. Já em março o Google adiantou a capacidade de agrupar notificações de acordo com temas, o que deixará a cortina do sistema mais limpa. Dessa forma, alertas de mensageiros distintos, como Allo, Messenger e WhatsApp, poderão ser exibidos em um só grupo.
Android O irá agrupar notificações de acordo com tema (Foto: Divulgação/Google)

O Android 8 permitirá personalizar ícones de forma nativa, o que até então só era possível com auxílio de apps de terceiros. Outro avanço na customização será a possibilidade de alterar atalhos da tela de bloqueio, algo já visto na Touchwiz da Samsung.

Recursos

O sistema trará um novo modo Picture In Picture (PiP), que já fazia parte do Android TV e de dispositivos com as modificações da Samsung. O recurso inaugura a capacidade de executar aplicativos e vídeos numa miniatura flutuante na tela, permitindo que o usuário veja um conteúdo do YouTube enquanto conversa pelo Messenger, por exemplo.

Outra novidade está no Autofill, um recurso de preenchimento rápido de formulários e senhas. Além disso, o suposto Oreo irá selecionar automaticamente endereços e números de telefone, dispensando o toque longo para copiar e colar.

Preenchimento de formulários e seleção automática de endereços estarão presentes no Android 8 (Foto: Reprodução/Google)

Google Assistente

A nova geração do sistema vem com a Google Assistente, a versão aprimorada do Google Now. Porém, é importante ressaltar que ela não é exclusividade do Android O: a assistente de voz já começou a ser liberada e funciona também em aparelhos com Android 6 e Android 7.

As principais novidades no software de inteligência artificial estão na capacidade de receber comandos por meio de texto e em conseguir manter conversas com os internautas. A Google Assistente chega ao Brasil falando português, o que é um avanço em relação à versão anterior do serviço.

Google Assistente está presente no Android 8 (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)




Android ou iOS: qual é o melhor? Comente no Fórum do TechTudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.