Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Como as pessoas lembram das grandes marcas?

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Como as pessoas lembram das grandes marcas?

Como as pessoas enxergam as grandes marcas? Será que seus logotipos são de fácil memorização? Sabemos que as formas simples são mais bem compreendidas e, consequente, mais bem lembradas. Isso faz com que os símbolos tenham a tendência de ser simples, porém fortes e marcantes.

Nomes de marcas, nomes de empresas famosas ou não geram uma lembrança em nossas mentes. Mas será que todas as empresas mais famosas do mundo têm símbolos fortes e marcantes? Para responder a questão, o designer da agência Interbrand, Lucas Machado, fez um exercício com todos os funcionários da empresa, envolvendo o pessoal de design, verbal, estratégia, financeiro, TI e cozinha. A atividade consistia nas pessoas desenharem alguns logotipos famosos de cabeça.

Confira abaixo o resultado desse experimento com logos de marcas mais famosas do mundo:


Logo da marca Adidas:

Logo da marca Apple:
Logo da marca Bradesco:
Logo da marca Coca-Cola:



Logo da marca Guaraná:

Logo da marca Google:
Logo da Marca Ford:

Logo da marca Facebook

Logo da marca Corinthians:

Logo da marca Nike:
Logo da Marca Microsoft:
Logo da marca McDonald´s
Logo da marca Kuat:

Logo da marca Itaú:

Logo da marca Volkswagen:

Logo da marca Starbucks:

Logo da marca São Paulo Futebol Clube:
Uma empresa que pode ser um exemplo da importância da criação da marca é o restaurante carioca Point do Macarrão. Depois que criou sua marca e identidade visual com a We Do Logos, notou aumento de 80% em suas vendas!

Significado de logos famosas

Agora que você entendeu como os logotipos famosos marcam a mente das pessoas, que tal compreender também o significado de algumas logotipos famosas de empresas brasileiras e internacionais.

Sejam nomes de marcas ou logos de marcas, seus significados são muito importantes. Leia com atenção a definição resumida de cada um e tente entender como o nomo de empresas famosas pode interferir na construção dos logotipos.
Fundada pelos alemães Bruno e Hermann, Hering é uma palavra alemã que significa “arenque”, que é o tipo de peixe que fica cruzado na logo da empresa.



O significado da logo da Natura é simples, mas nesta imagem conseguimos entender também suas origens. A folha com o degradê amarelo e laranja surgiu do primeiro símbolo apresentado como girassol rodeado de letras “n”. Mais uma vez o nome da marca famosa, no caso a inicial do nome, serviu de inspiração para a logo da marca.
Fundado pelo italiano Cesar Civita, o nome “Abril” é uma referência direta ao início da primavera no hemisfério norte, e por isso a logo conta com a pequena árvore como símbolo.


Fedex, uma das marcas mais famosas do mundo, é uma empresa estadunidense de transporte de correspondências. Seu nome é abreviatura do termo original Federal Express. Em seu logotipo é possível ver uma seta escondida entre as letas ‘e’ e ‘x’, representando sua rapidez e eficiência na entrega.

A Volkswagen é uma multinacional conhecida no mundo todo. O nome, Volks quer dizer povo e wagen, carro. Juntos dão a ideia de “carro do povo” representado na época pelo ‘Fusca’, desenhado por Fernando Porsche.

No desenho do logotipo, é fácil de reconhecer o V sobrepondo-se e formando o W, referindo-se ao nome da marca. Percebeu? Mais uma vez o nome da marca famosa está presente em sua logo da marca.
O nome VAIO é abreviatura de Video Audio Integrated Operation, que em português significa Operação Integrada de Áudio e Vídeo. Seus produtos são notebooks produzidos pela Sony.

A logo clean que dá um ar de modernidade ao Vaio, na verdade representa algo mais. As letras “V” e “A” são um sinal analógico, enquanto “I” e “O” são interpretados com “1” e “0”, numa clara referência ao sistema binário.
A Amazon é conhecida pela sua forte presença no comércio eletrônico. Sua história abriu portas para outras empresas investirem no e-commerce.

O nome tem relação com o Rio Amazonas, que além de ser o maior do mundo, possui 10 vezes mais o tamanho do segundo colocado no ranking. Foi exatamente essa relação de grandeza que o idealizador da Amazon quis ‘carregar’ em sua marca.

Já o símbolo, não significa apenas uma “carinha”. A seta do “A” para o “Z” faz referência ao vasto catálogo da loja, que apresenta produtos de A a Z.

Outra das marcas mais famosas do mundo, o Toblerone é um chocolate suíço que é reconhecido não apenas pelo seu sabor, mas também por seu formato e logo. O campeão de vendas nasceu na cidade de Berna, Suíça, que além de suas montanhas, também é conhecida como “a cidade dos ursos”. Observando o logotipo atentamente, é possível ver que há uma silhueta de urso escondido na montanha.
A primeira corrida de Fórmula 1 aconteceu em 13 de maio de 1950 e desde então, conquistou inúmeros fãs de automobilismo. Pilotos vão ao extremo em carros que chegam a mais de 300 km/h. Além de inúmeros ídolos, o esporte também lançou uma logo bastante peculiar. Entre a letra “F” e as silhuetas de velocidade, é possível ver o número 1 oculto. nome de marca e logo de marca se mesclando em um único símbolo!
Um dos pioneiros no ramo de hipermercados, o Carrefour nasceu em 1959, na França. Décadas depois, o negócio prosperou muito e ganhou o mundo.

O nome da marca, em francês, significa cruzamento. Além da primeira loja ter sido aberta próxima a um, o logotipo representa o encontro de duas setas. O “C” de Carrefour talvez seja o símbolo mais perceptível da marca, que também representa a bandeira francesa com as cores vermelho, azul e branco.

A Unilever abriga mais de 400 marcas em seu portfólio. Omo, Axe, Helmann’s e Close-up são alguns exemplos. Essa variedade de produtos está representada na letra U, onde os os elementos se completam.

As marcas mais valiosas e quanto custam!

Todo ano, a internacionalmente conhecida consultoria de marcas Interbrand publica um extenso trabalho de avaliação da marcas globais, uma lista com os nomes de marcas famosas e seu valor estimado.

Este ranking é baseado em critérios muito rígidos e em uma metodologia própria, estruturada sobre dados concretos e análises que envolvem os seguintes campos:
  • Análise financeira
  • Lucro econômico
  • Análise de demanda
  • Índice de papel de marca
  • Análise da concorrência
  • Pontuação de força da marca
  • Risco da marca (taxa de desconto)
  • Lucros da marca

Esses fatores estudados em conjunto levam a um montante monetário com o qual precificam um Valor de Marca, isto é: “Um valor presente líquido dos lucros da marca”.

Quanto desse valor se deve aos logotipos famosos que dão a cara para a marca diante do publico, algumas das marcas mais famosas do mundo?

Nesse momento, é importante que empresários e empreendedores se deem conta que boa parte do valor da marca se constrói também por meio da comunicação e da imagem que estes logotipos famosos ajudam a posicionar corretamente nos corações e nas mentes dos consumidores.

Todo trabalho estratégico de criação de valor que uma ideia, produto ou serviço gera – cuidadosamente estruturado pelo empresário – precisa ser reconhecido pelo público.

O consumidor só vai adquirir aquilo em que percebe um valor maior do que o dinheiro que está gastando e para perceber isso, os logotipos famosos desenhados nas embalagens, reproduzidos nas mídias impressas, eletrônicas e digitais ou mesmo gravados nos próprios produtos é que permitem que eles sejam reconhecidos e percebidos como diferentes dos concorrentes. É esse logotipo famoso que faz o cliente perceber que os produtos e serviços são os portadores de todos os atributos, benefícios e características neles inseridos durante o processo produtivo.

A bolsa Louis Vuitton é realmente linda, além de resistente e confeccionada com materiais de altíssima qualidade e respeitando as melhores técnicas da costura em couro mas se não tiver o logotipo famoso pregado nela, perde seu valor!

Da mesma forma, a bolsa falsa é vendida por uma bagatela infinitamente menor que o valor da bolsa verdadeira.

É a união dessas duas faces da moeda que a faz valiosa: entrega de valor real mais a percepção de valor potencializado pelo logo que identifica a marca. Os dois juntos é que vão construir o valor final do produto ou serviço.

O site da Interbrand define assim seu ranking de marcas mais famosas do mundo:

“Melhores Marcas Globais da Interbrand é a lista definitiva das marcas mais valiosas do mundo. Descubra as 100 maiores marcas do mundo e suas estratégias de liderança.”

Vamos à lista:

1o. Lugar: Apple
Sem dúvida a maça contribuiu muito para o valor desta marca. Ela retrata com maestria a simplicidade do design que a empresa tanto persegue, desde que proporcione excelente funcionalidade e usabilidade. Tipo assim… uma maçã!

2o. Lugar: Google
Acho que todo mundo conhece o storytelling por trás da palavra Google. Segundo dizem, um matemático mostrou para a filha pequena o número 1 seguido de cem zeros e perguntou a ela o que era aquilo. Ela respondeu: – Google. Bom, fica claro o objetivo da marca de associar a infinidade de resultados de busca com isso mas o bacana é que aposto que tem muita gente por aí que acha que foi assim que inventaram o nome da empresa, não do número de cem zeros.

3o. Lugar: Coca-cola
Até cansa falar de novo desse que é um dos logotipos famosos mais reproduzidos ao redor do planeta mas não há como negar a importância dessa caligrafia Art Nouveau, dessa onda vermelha que nos atrai e seduz. O logo tem grande papel no valor dessa marca.



Se um logotipo famoso não fosse tão importante assim para o valor de uma marca, não teria porque a IBM ter mudado tanto, e tão radicalmente, seu logo ao longo dos anos. Parece uma folha de impressão em que estava falhando a tinta azul, não parece? O que você acha dele? Dê sua opinião.

5o. Lugar: Microsoft
Alguns podem não gostar deste logo mas na verdade ele retrata exatamente os valores da marca e de seus consumidores. Ele resolve seus problemas, traz agilidade e praticidade para sua vida sem muito glamour ou design arrojado mas ele resolve!

6o. Lugar: GE


Um belo logotipo: Letras cursivas para uma empresa de tecnologia de ponta parece um contra senso mas é exatamente essa ousadia, essa inovação cuidadosa e atenta aos detalhes que esse logo transmite. Uma perenidade secular, sem pressa mas com resultados sólidos e confiáveis.

A lista da Interbrand tem mais 94 marcas, todas elas devidamente identificadas com seus logos famosos bem ao lado de um número bilionário que indica o valor delas.

E sua empresa, precisa de uma marca ou da renovação da atual? Fale com a sua agência ou equipe de marketing e fale conosco para ajudar a produzir o seu material gráfico ;)

Fonte: por Pedro Renan para o Wedo Logos]

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