Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Renovação urbanística através das cores no México

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Renovação urbanística através das cores no México


A gente super acredita que as cores podem influenciar e trazer novas energias para a nossa vida. E esse projeto mostra exatamente isso. O MacroMural Pachuca surgiu como uma tentativa fantástica de renovação urbana no distrito de Palmitas, na cidade de Pachuca, México.

O governo, em parceria com o grupo de artistas de rua German Crew, transformou 20.000 metros quadrados através da pintura da fachada de 209 casas. A ideia foi usar as cores como ferramenta para empoderar os moradores. Mas, os resultados foram muito além e ajudaram a comunidade carente além do esperado!

Alguns moradores ganharam bons empregos, além da criminalidade e violência ter diminuído drasticamente no bairro entre os jovens. Tudo isso porque durante a execução do mural foram criados postos de trabalho para 1.808 membros e 452 famílias. Além de ajudarem na pintura, os participantes aprenderam um pouco mais sobre a tradição local, a arte mexicana, arquitetura e história.

O mais legal? Mesmo depois de 5 meses em que foi concluído, a criminalidade local caiu para zero. Isso só foi possível porque as pessoas acreditaram na transformação visual e social, em conjunto com as cores. O grupo realmente mudou a cara de uma encosta cheia de casas brancas e esquecidas, em um verdadeiro arco-íris! Confira:


Luis Enrique Gómez Guzmán, co-fundador da Germen Crew disse que queria criar uma arte dinâmica porque acredita que a cor é mágica. “Todos estamos cercados de cores. Elas nos protegem e ajudam todos os dias”.






Um comentário:

  1. amei e uma arte muito linda e o bom e que com esta pintura ajudou a populaçao

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário.