Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Saiba mais sobre Nado Sincronizado

domingo, 19 de junho de 2016

Saiba mais sobre Nado Sincronizado


Natação Sincronizada costumava ser conhecida como "balé aquático" e este é um bom ponto de partida para ver o esporte porque as rotinas são movimentos essencialmente esportivos realizados em água e coreografia para a música.
No entanto, a Natação Sincronizada também é um esporte muito extenuante e hábil porque os concorrentes precisam de força e flexibilidade para executar as rotinas, bem como ritmo e estilo para sincronizar e interpretar a música.
Natação Sincronizada é aberta a atletas do sexo masculino e feminino, mas é um esporte dominado por mulheres, principalmente por causa dos Jogos Olímpicos e competições do Campeonato do Mundo não estão abertos a homens.
Atletas executam rotinas que podem ser qualquer coisa de dois minutos e meio a cinco minutos de duração, dependendo se eles executarem sozinhos ou parte de uma equipe.
As rotinas são feitos de certos movimentos que são executados usando certas posições básicas.
Aproximadamente dois terços de uma rotina de natação sincronizada é realizada sob a água.

Esporte

Este esporte é a mais nova das modalidades olímpicas de piscina. Trabalha sincronizando os movimentos do corpo com a água e a música.
É um esporte dos mais complexos, pois nele se misturam movimentos de dança e natação, utilizando todas as articulações em uma sincronia de graça e força.
O Nado Sincronizado é disputado sob três formas: solo (um atleta), dueto (dois atletas) e conjunto (quatro a oito atletas).
Conheça um pouco mais sobre este esporte que tem como resultado um espetáculo de muita beleza.

História

A origem do Nado Sincronizado é o Ballet Aquático, também conhecido como Natação Rítmica, no entanto, o ballet não era considerado esporte porque deixava de lado a técnica para priorizar a plasticidade dos movimentos. Com o tempo foi surgindo a necessidades de aperfeiçoamento para que as coreografias ficassem cada vez melhor executadas.
Nado Sincronizado entrou para as Olimpíadas nos Jogos de Los Angeles, em 1984, apenas com apresentações de solo e dueto.
O Brasil foi representado pelas irmãs Paula e Tessa Carvalho. O mesmo tipo de apresentações continuou nos Jogos de Seul (1988) e de Barcelona (1992).
Em 1996, ocorreu uma mudança.
Um Pré Torneio Olímpico selecionou apenas oito países e a competição passou a ser apenas por equipes.
O Brasil ficou fora dessa olimpíada, pois a equipe não conseguiu classificação na seletiva realizada no ano anterior.
As equipes brasileiras continuaram crescendo e progredindo, e hoje detêm a liderança em toda a América do Sul.
Nado Sincronizado

Origens

As origens da natação sincronizada passam pelo casamento do esporte com o cinema. Durantes as décadas de 40 e 50, a nadadora Esther Williams popularizou a modalidade ao estrelar filmes musicais para os estúdios MGM. O estilo fora desenvolvido por Katherine Curtis, que se baseara nas acrobacias aquáticas da australiana Annette Kellermen.
natação sincronizada começou a ser disputada oficialmente em 1953. Dois anos depois, integrou pela primeira vez o programa dos Jogos Pan-Americanos.
No Brasil
Mito da natação brasileira, Maria Lenk introduziu a natação sincronizada no país em 1943, com uma mostra de balé aquático. Em 1958, foi realizado o Campeonato Carioca, primeira competição oficial no Brasil. Em 63, oito brasileiras participaram dos Jogos Pan-Americanos de São Paulo.

Nado Sincronizado

Criatividade e beleza

O nado sincronizado era coisa de cinema antes de virar modalidade olímpica. A partir dos shows aquáticos com acrobacias apresentados nos EUA no começo do século XX pela nadadora australiana Annette Kellerman, a modalidade foi desenvolvida por Katherine Curtis ao associar figuras feitas na água por corpos de nadadoras com acompanhamentos de músicas e chegou aos filmes musicais do estúdio MGM estrelados nas décadas de 40 e 50 por Esther Williams.
Após uma apresentação dos alunos de Katherine Curtis na Feira Século do Progresso, realizada na cidade americana de Chicago em 1933 e 1934, o nadador olímpico Norman Ross cunhou o termo “nado sincronizado”.
O seu formato atual foi desenvolvido na mesma época pelo estudante americano Frank Havlicek.
É um dos poucos esportes que apenas as mulheres participam.
Elas podem competir sozinhas, em duplas ou em times de oito, fazendo figuras obrigatórias e livres numa piscina e avaliados na técnica e na criatividade por jurados.

Conheça alguns movimentos e posições

Flamingo - o rosto fica na superfície, uma perna fora da água a 90º em relação à superfície e a outra flexionada junto ao peito (também pode estar submersa). 
Dolfinho 
- de costas, a nadadora afunda e faz um movimento em circunferência até o corpo todo alcançar a posição inicial. 
Giros
 - na posição vertical, de ponta-cabeça, podem ser em meia volta (180º), completo (360º) e twirl (meia volta rápida). O eixo longitudinal não se altera e os joelhos se mantêm na superfície. 
Parafuso
 - Semelhante ao giro, só que com o corpo em movimento vertical, para cima ou para baixo. 
Cancã 
- posição de costas, com uma das pernas estendida a 90º em relação ao corpo. Na versão submersa, o nível da água fica entre o joelho e o tornozelo. 
Carpada 
- Quadris flexionados num ângulo de 90º, as pernas ao nível da superfície e a cabeça para baixo.

Categorias

Infantil A: 9 e 10 anos
Infantil B: 11 e 12 anos
Juvenil A: 13 e 14 anos
Juvenil B: 15,16 e 17 anos
Sênior: acima dos 18 anos

O que é trabalhado neste esporte

  • Flexibilidade e alongamento;
  • Força;
  • Resistência;
  • Estilo;
  • Leveza;
  • Carisma;
  • Interpretação;
  • Velocidade;
  • Controle respiratório;
  • Ritmo;
  • Consciência corporal;
  • Domínio sobre a água;
  • Coordenação;
  • Aumento da capacidade aeróbica e anaeróbica;
  • Melhora da amplitude articular;
  • Melhora da resistência cárdio-respiratória;
  • Endurence muscular.
Eventos de competição na natação sincronizada

Existem quatro categorias principais da competição:

  • Solos (onde um nadador indivíduo vai sincronizar com a música). 
  • Duets (onde um nadador coordenadas com o seu parceiro e em tempo para a música). 
  • Equipes (onde o nadador coordenadas com até sete outros atletas e em tempo para a música). 
  • Combo (uma rotina de equipe, onde até 10 nadadores em executar uma rotina contínua, mas durante a rotina haverá segmentos em diferentes números de nadadores irão realizar. 
  • Equipes normalmente contêm oito nadadores, mas o número mínimo para uma equipe é de quatro. Equipes perder pontos para cada nadador que sob o complemento total, porque é mais fácil de sincronizar os menos pessoas houver em uma rotina!
Atualmente, apenas as competições de dueto e equipe estão incluídas nos Jogos Olímpicos (embora a competição individual caracterizado nos Jogos Olímpicos de 1984, 1988 e 1992).
Na maioria das competições seniores, os nadadores irão realizar duas rotinas para os juízes, um técnico e um livre. A rotina técnica envolve a execução de elementos pré-determinados que devem ser executados em uma ordem específica. A rotina livre não tem requisitos para que os nadadores podem ser "livre" na forma como eles se criativa com os movimentos e sua coreografia.
Há também competições chamadas 'figuras' para nadadores juniores onde eles executam movimentos de ajuste com os juízes. Não há música e isso é simplesmente um caso de quão bem o indivíduo executa os movimentos.

Posições e movimentos

Natação sincronizada baseia-se num certo número de posições de base e transições .. Estes incluem os óbvios, como realizar uma figura na parte da frente ou de trás ou a partir de uma posição vertical, para as mais técnicas, tais como a posição flamingo, onde uma perna está direita e a outra é dobrada no mesmo tipo de forma tão um flamingo, daí o nome!
Há também determinados movimentos que podem ser executadas nadadores de muitas maneiras diferentes, por isso, por exemplo, um nadador pode girar na água, mas este pode estar a rodar 180 º ou mover o seu corpo inteiro para uma rotação (360 °).
Ou com a posição Flamingo há uma maneira de mover a perna para a posição de curva e uma maneira de sair da jogada.
Há uma lista internacionalmente reconhecido de números fornecidos pela FINA, o corpo do esporte mundial governo. Todos os números estão em uma categoria e uma tarifa. Assim, uma perna de ballet única (um pé para fora da água esticados para cima) tem uma classificação mais baixa de 1,6, enquanto que uma espiral (onde um nadador vai levantar ambas as pernas para fora da água à altura da anca e executar duas voltas completas, seguida por uma vertical Descida) tem um rating de 3.5.
Há também algumas figuras que fazem parte das etapas de natação sincronizada Plano Nacional do ASA para o Ensino de natação, mas não são reconhecidos pela FINA. Estes foram concebidos para introduzir jovens nadadores para os movimentos básicos do synchro.

Música

A música é parte integrante de Natação Sincronizada. No caso de solo é tudo o nadador tem de sincronizar com os nadadores e nas rotinas dueto e equipe deve sychronise um ao outro e da música.
A escolha da música não é julgado, mas vai apoiar o tema da peça ou pode mesmo ter inspirado o tema em primeiro lugar. A coreografia eo desempenho que se espera para espelhar o ritmo da música em sua velocidade.
Em provas de natação sincronizada haverá oradores debaixo da água, para os nadadores podem continuar a ouvir a música com clareza.

Música exerce efetivamente melhor sob a água do que em terra e assim nadadores deve ser capaz de ouvir a música melhor quando eles estão submersos.
Figurinos e maquiagem
Nadadores sincronizados, muitas vezes, têm trajes elaborados. Esses trajes são usados para realçar ou enfatizar o tema da música. Costumes não são julgados e por isso não deve afetar as pontuações.
Nadadores Sincronizado também usam maquiagem. O make-up será usado para destacar características do nadador por isso é mais fácil para os juízes a interpretar as suas expressões faciais. Não deve ser tão teatral que é perturbador.
Treinamento
Competitivo sincronizado nadadores deve ser extremamente apto, e completamente em casa na água. Quando testados e comparados com outros atletas olímpicos os resultados mostraram que atletas de nado sincronizado ficou em segundo lugar apenas para corredores de longa distância na capacidade aeróbia.
A fim de alcançar o padrão necessário para a competição, os atletas devem treinar com nadadores de velocidade no trabalho de distância, bem como sessões completas que se dedicam a trabalhar em habilidades técnicas, tais como as posições definidas corpo e movimentos de transição que formam a base de sincronização.
Além disso, horas são gastas trabalhando nas rotinas. Atletas trabalhar com parceiros para rotinas dueto ou em equipes de entre 4 e 8 nadadores, aperfeiçoar os movimentos, desenvolvendo a coreografia do etc rotinas Alguns atletas também irá treinar com pesos de modo que construir a sua resistência e força.
Nem todo o treinamento é feito na piscina. Algumas sessões incluem trabalhar a flexibilidade, força e musculação. Criação, pelo e aprender rotinas, bem como ouvir música, tudo é feito em terra seca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.