Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 31 de Maio - Dia da Aeromoça

terça-feira, 31 de maio de 2016

31 de Maio - Dia da Aeromoça

Ok, sabemos que o nome correto é Comissária de Bordo, porém o nome consagrado pelo uso é Aeromoça. Sem contar que hoje em dia já é também comum os Aeromoços. Mas vamos deixar de enrolação e falar sobre esta nobre e famosa profissão em todo o mundo.

A profissão de aeromoça tem origem nos anos 30, quando a totalidade dos pilotos era composta somente de homens e uma enfermeira norte-americana chamada Ellen Church, que já era piloto de aviões, não foi contratada pela companhia Boeing Air Transit. Entretanto, essa companhia aceitou a sugestão de Ellen para que se contratassem enfermeiras com a finalidade de transmitir tranquilidade aos passageiros e eventualmente prestar algum socorro, caso alguém passasse mal durante o voo.

Ellen Church, a pioneira


A Data
O mês de maio é muito importante para essa profissão. Em 15 de maio de 1930, iniciou-se o primeiro trecho com serviço de aeromoças, entre as cidades norte-americanas de Oakland e Cheyenne. Em 31 de maio de 1973, foi fundada a Associação Internacional dos Atendentes de Voo e eleita sua primeira presidente, e desde então é esse o dia do Comissário de Bordo.

Regras básicas de segurança
O trabalho das aeromoças é muito maior que esta tradicional apresentação de regras básicas de segurança e postura durante o voo. Porém, é o mais visível e o que geralmente todos os passageiros se lembram.

Formação
A formação de comissários de voo acontece em escolas especializadas com carga horária regulamentada pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC. O curso dura geralmente um semestre, no qual os alunos têm formação nos seguintes tópicos: emergência e segurança, sobrevivência no mar, na selva e no deserto, higiene, medicina aeroespacial e primeiros socorros, formação e atividade de comissário de voo, regulamentação da profissão do aeronauta, conhecimentos gerais da aeronave, navegação aérea e meteorologia, sistema de aviação civil internacional e brasileiro, regulamentação da aviação civil, segurança de voo, combate ao fogo, entre outros assuntos referentes à aviação e suas funções. Geralmente, após serem admitidos em uma companhia aérea, os profissionais são treinados internamente com os procedimentos e a postura que a companhia espera que tenham em seu trabalho.

Você Sabia? Comissário de bordo ainda é uma profissão em que as mulheres têm maioria absoluta, exceto na Alemanha, onde os homens são maioria.

Mercado de trabalho
Após os atentados de 11 de setembro de 2001, o mercado da aviação civil sofreu uma forte retraída nos Estados Unidos, o que refletiu fortemente no mercado mundial.

Entretanto, mais de uma década depois, a profissão de comissário de bordo apresenta-se bastante promissora. Segundo a Associação Mundial de Atendentes de Voo, existem em torno de 60 mil profissionais e este número tende a crescer. O mercado brasileiro está aquecido, com companhias novas surgindo (sejam de alcance internacionais, nacionais e regionais) e demandando profissionais treinados para ocupar a função. Em termos de remuneração, devido à demanda atual, o comissário de bordo vêm sendo cada vez mais valorizado no mercado da aviação civil em todo o mundo.

O comissário de bordo / aeromoça é o cartão de visitas, responsável pelo bem-estar dos passageiros, e deixa a impressão final de todo treinamento de uma equipe tanto em solo quanto no ar. Um bom profissional transmite segurança e tranquilidade aos seus passageiros, bem como Ellen Church queria cerca de 80 anos atrás.

Dicas de Filmes sobre Aeromoças
Indico uma comédia chamada “Voando Alto” estrelada por Gwyneth Paltrow que narra de forma bem humorada e sarcástica o treinamento das aeromoças e o crescimento profissional de sua personagem. Existe também uma séria de tv chamada “PanAm”, na qual são mostrados os anos áureos da aviação no Séc. XX através de quatro aeromoças, dentre elas a Cristina Ricci. 

Confiram um trecho do filme:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.