Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 15 de Abril - Dia Mundial do Desenhista

sexta-feira, 15 de abril de 2016

15 de Abril - Dia Mundial do Desenhista

"A arte é um compêndio da natureza formado pela imaginação."
(Eça de Queiroz)




Conheçam um pouco da história do Desenho.

"O desenho tem sido um meio de manifestação estético e uma linguagem expressiva para o homem desde os tempos pré-históricos.
Neste período, porém, o desenho, assim como a arte de uma forma geral, estava inserido em um contexto tribal-religioso em que acreditava-se que o resultado do processo de desenhar possuísse uma "alma" própria: o desenho era mais um ritual místico que um meio de expressão.
À medida que os conceitos artísticos foram, lentamente, durante a Antiguidade separando-se da religião, o desenho passou a ganhar autonomia e a se tornar uma disciplina própria.
Não haveria, porém, até o Renascimento, uma preocupação em empreender um estudo sistemático e rigoroso do desenho enquanto forma de conhecimento.
A partir do Século XV, paralelamente à popularização do papel, o desenho começou a tornar-se o elemento fundamental da criação artística, um instrumento básico para se chegar à obra final (sendo seu domínio quase uma virtude secundária frente às outras formas de arte).
Com a descoberta e sistematização da perspectiva, o desenho virá a ser, de fato, uma forma de conhecimento e será tratado como tal por diversos artistas, entre os quais destaca-se Leonardo da Vinci."

Dia Mundial do Desenhista
Imagem: Leonardo da Vinci e o desenho do Homem Vitruviano
E é graças ao nascimento de Da Vinci em 15 de Abril de 1452 que hoje, numa homenagem ao grande mestre, somos lembrados neste dia!
Mas assim como todas as datas importantes, devemos lembrar e reconhecer todo esforço de nós Desenhistas não apenas no dia de hoje, mas sim todos os dias!
Parabéns para todos nós que usamos este Divino dom, para encantar e alegrar à todos que sabem apreciar o talento de um grande Desenhista!!!
Fonte: www.angelosmind.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.