Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Aprenda a criar a estrutura e o formato de novas embalagens - Planeje

quarta-feira, 30 de março de 2016

Aprenda a criar a estrutura e o formato de novas embalagens - Planeje




Ao começar o desenvolvimento de uma nova embalagem, é muito legal começar de cara pelo design, mas é extremamente importante planejar muito bem antes.

O primeiro passo é montar um guia de referência, planejamento de produto ou direção de arte (cada empresa usa um nome diferente para esse documento).

Anote só as informações mais importantes:

Materiais que podem ser usados na embalagem: metal, plástico, vidro, etc.

Especificações técnicas: medidas e detalhes específicos como proteção para alimentos, resistência a impactos, limite de tamanho, características químicas, etc.

Prioridades: Visibilidade, Tamanho, Custo, Resistência, Estética

As Prioridades são super importantes – e a maioria dos designers não leva isso em consideração. Vejamos alguns exemplos:

Se o produto vai ser vendido apenas em lojas virtuais ele não precisa de uma embalagem bonita – precisa de uma pequena para diminuir custos de estoque e envio. Se o produto for delicado, a prioridade é a resistência. Já um brinquedo precisa de maior visibilidade.

Depois desse planejamento pronto, aí sim partimos para elaborar a estrutura da embalagem.

Simplifique o produto

Você deve visualizar o produto em formas geométricas simples. Existem algumas técnicas bem úteis:

  • Desenhe o produto em vários ângulos diferentes
  • Modele o produto em 3D com formatos mais simples
  • Modele o produto com massinha ou espuma
  • Estude o projeto do produto e faça uma versão simplificada
É assim que você vai se familiarizar com o produto para conseguir uma boa visualização.


Crie estruturas básicas

Agora que você visualizou o produto sem complicação, comece a criar estruturas que vão envolvê-lo. Não esqueça das suas prioridades: se tamanho não é tão importante, você tem liberdade para esboçar formatos maiores. Caso visibilidade seja essencial, faça estruturas que deixem o produto bem posicionado.

Nessa etapa não se preocupe tanto com a estética da embalagem, e sim com a maneira como o produto vai ficar dentro dela. Use sua criatividade para criar designs inteligentes, mas ainda bem simplificados.

Faça protótipos

Quando tiver alguns modelos prontos, comece a trabalhar com protótipos. Embalagens de papel são as mais fáceis de testar. Caso a embalagem seja de vidro, metal ou plástico, você pode trabalhar com outras técnicas de modelagem: modelos em 3D ou protótipos de espuma, papel e outros materiais simples.

Mantenha o foco na estrutura para procurar erros: o produto encaixa direito na embalagem? A embalagem ficou do tamanho certo? É possível ver o produto?

O ciclo de Criação – Protótipos – Correção vai continuar até que você tenha alguns modelos adequados.

A etapa final é explorar toda a sua criatividade para melhorar a estética da embalagem e transformar um formato simples em um produto único.



Pronto. Aí estão as principais dicas. O resto é com você e sua criatividade!


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