Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Confira algumas dicas e receitas saborosas para aguentar o ritmo do Carnaval

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Confira algumas dicas e receitas saborosas para aguentar o ritmo do Carnaval



Nutricionista sugere pratos rápidos e nutritivos para cair na folia sem desanimar.
O Carnaval é uma época que reúne tudo aquilo que os brasileiros mais gostam – festa, dança, paquera e muita alegria. É uma época também em que nossa saúde vai para o brejo, já que cuidar do organismo é a última de nossas preocupações. Para enfrentar a maratona sem perder o ritmo e cuidando do bem-estar, algumas dicas podem ser muito úteis.

“Na época de Carnaval os foliões ficam muitos períodos sem comer, por conta da própria característica da festa, e nem sempre se hidratam adequadamente. Isso, associado à ingestão de bebida alcoólica em excesso, faz com que muitas pessoas fiquem embriagadas mais facilmente e passem mal”, alerta a nutricionista Vivian Zollar, do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo.

Para garantir que seu organismo não seja tão prejudicado por essa rotina e que a festa não acabe mais cedo para você, a principal orientação da especialista é focar no café da manhã. “Fazer um café da manhã reforçado e bastante nutritivo é fundamental, pois esta vai acabar sendo a refeição mais importante do dia”, explica. Ele deve incluir uma boa oferta de, uma fonte de proteína, que pode ser leite, presunto magro, peito de peru, queijo branco, etc., uma fonte de carboidrato, como pão, biscoito ou bolo simples, o que vai garantir mais energia, e, por fim, uma porção de granola ou aveia, que além de fornecer energia, também tem bastante fibra e promove a sensação de saciedade por mais tempo.

Durante o dia, o ideal é que as refeições sejam leves. “Um prato como feijoada ou churrasco são refeições pesadas que requerem uma digestão mais trabalhosa. O sujeito vai ficar com sono e, porque não vai ter tempo para dormir, não vai conseguir fazer a digestão direito”, esclarece Vivian. Saladas são uma boa pedida para este momento, que também deve ser aproveitado para hidratar o corpo com bastante água.

Outra dica da nutricionista é passar longe das barraquinhas de lanches que normalmente ficam na saída das festas. “Nem sempre esses locais têm condições de higiene boas, e os alimentos também não são os mais adequados. Cachorro-quente, por exemplo, com maionese e purê de batata tem bastante gordura, o que não é o mais indicado, principalmente se o sujeito vai dormir na sequência“, orienta, lembrando que alimentos gordurosos são de difícil digestão. “Mas o principal é a questão da higiene. Os alimentos que não são manipulados ou armazenados de forma correta podem provocar uma intoxicação alimentar e comprometer todo o período de festa”, alerta. Para evitar que haja uma queda muito grande na glicemia durante os longos períodos de jejum, procure andar sempre com uma barrinha de cereal.

Bebidas alcóolicas

É difícil fugir delas nesta época do ano. Para aqueles que não resistem a uma cervejinha ou a uma boa caipirinha, um hábito fundamental que pode minimizar a embriaguez e a ressaca, além de manter a hidratação do corpo, é intercalar o álcool com outra bebida não alcoólica, como água, água de coco ou suco de frutas. “Isso evita os efeitos secundários do álcool. Além disso, água de coco e suco também têm glicose, o que ajuda a manter o nível de açúcar equilibrado”, explica Vivian.

Já no dia seguinte, se a ressaca for mesmo inevitável, consuma alimentos que ajudem na hidratação e sejam ricos em vitaminas e minerais, que ajudam na recomposição do fígado. Frutas, cereais, iogurte sem gordura, sucos e saladas são a pedida. “E água, água o tempo todo, pois isso ajuda a minimizar a ressaca”, indica a nutricionista.

Mulheres, atenção com o sono

Um estudo publicado pelo Centro do Sono de Londres revelou que o álcool prejudica os ciclos de sono. Se por um lado seu consumo pode encurtar o tempo para o primeiro cochilo e levar a um sono profundo, por outro pode anular a fase do sono que gera maior descanso – aquela em que sonhamos –, pois faz com que acordemos mais durante a noite. Além disso, o consumo em excesso logo antes do sono pode comprometer a respiração, causando ronco, apneia e insônia crônica.

Segundo a Consultora do Sono da Duoflex Renata Federighi, estudos mostram que o álcool causa mais problemas de sono das mulheres do que nos homens. “Por conta da constituição corporal, a mulher é menos tolerante às bebidas com teor alcoólico, já que possui menor quantidade de água no corpo em relação à quantidade de gordura. Sendo assim, as substâncias demoram mais tempo para serem metabolizadas e eliminadas”, explica.

Ela também recomenda intercalar esse tipo de bebida com água, o que ajuda a diluir a concentração de álcool no sangue, e esperar de uma hora e meia a duas horas antes de dormir, para que o efeito passe.

Veja as sugestões da nutricionista Vivian Zollar para os dias de folia:

Café da manhã reforçado

Um pote de iogurte com cereal

Uma fruta

Duas fatias de pão (preferencialmente integral) com peito de peru

Suco natural

Almoço completo

Um prato de salada bem rica e variada, com legumes e verduras

Uma porção de peixe ou frango grelhado

Uma porção de arroz

Uma fruta para a sobremesa

Almoço rápido

Sanduíche de filé de frango com pesto de rúcula e tomate caqui na ciabatta

Suco de melancia com gengibre

Jantar rápido

Pão italiano, queijo minas, tomate, azeite e folhas de manjericão fresco ao forno

Suco de melão com hortelã

Suco antirressaca

Bata no liquidificador: abacaxi, couve, suco de limão fresco e hortelã

Salada no palito é petisco ideal para o Carnaval (confira no vídeo):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.