Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 05 de Fevereiro - Dia de Santa Ágata

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

05 de Fevereiro - Dia de Santa Ágata

Conheça a história de Santa Ágata - Protetora dos Seios

Santa Ágata, a protetora dos seios era filha de uma nobre família siciliana e muito bonita. O senador romano Quintianus, prefeito da região, pediu Ágata em casamento. Ela recusou-se e ele retaliou, colocando-a em um bordel, de onde ela conseguiu escapar virgem.

Quintianus, então, acusou-a de pertencer a seitas fora da lei e ela foi condenada e esticada na roda, açoitada, marcada com ferros em brasa e, finalmente, teve seus seios cortados. Não foram permitidos remédio, nem ataduras nas suas feridas e ela foi jogada num calabouço escuro e sem comida. 

Conta a tradição que ela teve uma visão de São Pedro acompanhado de um jovem carregando uma tocha. O jovem aplicou óleos medicinais em seus ferimentos, ficando curada. Quatro dias mais tarde, furioso pela cura milagrosa de Santa Ágata, Quintianus mandou que a rolassem nua, sobre uma cama de carvão em brasa misturado com pedaços de vasos. 

Santa Ágata acreditava que a morte seria um feliz final para a sua torturas. Os carrascos tinham o cuidado para não deixa-la morrer e carregaram o seu corpo alquebrado de volta a cela, enquanto ela orava pela liberdade. Naquele exato momento, um terremoto sacudiu a prisão e ela veio a falecer. 

No seu funeral, inexplicavelmente, apareceu um jovem com uma tocha para honra-la. Pouco tempo depois, Quintianus foi jogado no rio pelo seu cavalo e afogou-se. 

No primeiro aniversário da morte de Ágata, o vulcão do Monte Edna iniciou uma erupção. Os devotos de Santa Ágata tomaram o seu véu e colocando-o na ponta de uma lança subiram a montanha e o fluxo de lava milagrosamente parou. 

A sua tumba está na Catânia, Sicília e o seu véu está num santuário na Catedral de Florença. Varias igrejas são dedicadas a ela. 

Algumas pessoas acreditam que, para pedir ajuda a Santa Ágata, deve-se fazer uma novena dedicada a ela, iniciando-a de preferência numa sexta-feira de Lua Crescente, sempre no mesmo horário, acendendo duas velas num pires branco. Não deve-se interromper nenhum dia. Se isso acontecer, é preciso reiniciar do princípio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.