Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 02 de Fevereiro - Dia de Iemanjá, Nossa Senhora das Candeias e Nossa Senhora dos Navegantes

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

02 de Fevereiro - Dia de Iemanjá, Nossa Senhora das Candeias e Nossa Senhora dos Navegantes


Muita gente não sabe, mas no Brasil temos uma data específica para comemorar o dia de todos os santos que coincide com o feriado de Finados (1 de novembro). Se esta data não existi-se, hoje provavelmente poderia ser uma boa escolha, em particular para se comemorar o dia de todas as santas, já que três delas coincidem. Que tal conhecer um pouco de cada uma delas..?

Dia de Iemanjá

Iemanjá, também conhecida como "Rainha do Mar" é um orixá africano, e faz parte da religião do candomblé e de outras religiões afro-brasileiras. ODia de Iemanjá é a maior festa de Iemanjá, onde milhares de pessoas se vestem de branco e vão à praia depositar oferendas, como espelhos, jóias, comidas, perfumes e outras objetos.


Origem do Dia de Iemanjá

Inicialmente, o Dia de Iemanjá era comemorado em conjunto com a Igreja Católica, porque dia 2 de fevereiro também é dia de Nossa Senhora da Conceição. Porém, nos anos 60, houve uma reação da Igreja, que começou a considerar a celebração um culto pagão, e atualmente a data conta com devotos do candomblé e da umbanda, em sua maioria.

História de Iemanjá

Iemanjá é também conhecida por Yemanjá, Iyemanjá, Yemaya, Yemoja ou Iemoja. O nome Iemanjá é derivado da expressão Iorubá, que quer dizer "mãe cujos filhos são peixes".

Iemanjá era a orixá de uma nação iorubá, os Egba, que viviam inicialmente em um local no sudoeste da Nigéria, entre Ifé e Ibadan, onde há um rio chamado Yemanjá. No século XIX, por causa das guerras entre povos iorubás, os Egba foram obrigados a se afastar do rio Iemanjá e passaram a viver em Abeokuta. No entanto, continuaram cultuando a divindade, que segundo a tradição, passou a viver em um novo rio, o Ògùn.

Dia de Nossa Senhora dos Navegantes

É uma data do calendário católico comemorada todos os anos no dia 2 de fevereiro.

A festa de Nossa Senhora dos Navegantes é maior em Porto Alegre, cidade da qual Nossa Senhora dos Navegantes é padroeira, mas acontece um pouco por todo o país.

O Dia de Nossa Senhora dos Navegantes chegou ao Brasil através da influência de navegadores portugueses e espanhóis.

História de Nossa Senhora dos Navegantes

Nossa Senhora dos Navegantes é um dos títulos atribuídos a Maria, mãe de Jesus Cristo. Maria começou a receber essa designação quando os marinheiros e outras pessoas que viajassem pelo mar pediam em suas orações a Maria, proteção na viagem. Eles acreditavam que Maria poderia protegê-los dos perigos que podem acontecer no mar, como tempestades e naufrágios.

Nossa Senhora da Boa Esperança, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Esperança e Nossa Senhora das Candeias são outros nomes atribuídos a Nossa Senhora dos Navegantes.

Dia de Nossa Senhora da Candelária

Nossa Senhora da Luz (também chamada de Nossa Senhora das Candeias, ou Nossa Senhora da Candelária, ou Nossa Senhora da Apresentação ou ainda Nossa Senhora da Purificação) é um título mariano pelos quais a Igreja Católica venera a Santíssima Virgem Maria. Sob essas designações, é particularmente cultuada em Portugal e Brasil apesar de o surgimento do culto ter sido nas Ilhas Canárias, na Espanha.

A apresentação de Jesus no Templo, celebrada no dia 2 de fevereiro, celebra um episódio da infância de Jesus. Na Igreja Ortodoxa e em algumas Igrejas Católicas Orientais, ela é uma das doze Grandes Festas, e é por vezes chamada de Hypapante (literalmente “Encontro”, em grego), outros nomes tradicionais são Candelária, Purificação da Virgem e Encontro do Senhor.

Na Igreja Católica Romana, a festa é uma das maiores, realizada entre a Festa da Conversão de São Paulo, no dia 25 de janeiro, e a Festa do Trono de São Pedro, em 22 de fevereiro. No rito latino da Igreja Católica, a Apresentação de Jesus no Templo é o quarto Mistério Gozoso do Santo Rosário. Com a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, esta festa tem sido referida como a festa da Apresentação do Senhor.

A festa da Apresentação é uma das mais antigas festas da Igreja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.