Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Curioso: pessoas do século passado ilustraram como achariam que seria a vida nos anos 2000

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Curioso: pessoas do século passado ilustraram como achariam que seria a vida nos anos 2000

Se você tivesse que desenhar como seria o mundo daqui a um século, o que faria parte das suas ilustrações? Há cem anos atrás, um grupo de artistas franceses criaram uma série de desenhos imaginando como seria a vida nos anos 2000. A “France in the year 2000”, como ficou conhecida, foi produzida por Jean-Marc Côté e mais alguns alguns colegas nos anos de 1899, 1900, 1901, e 1910.

Inicialmente, as ilustrações estampavam caixas de cigarro e, logo depois passaram a ser tema de cartões postais. Estima-se que são pelo menos 87 cartões, alguns deles produzidos para a World Exhibition de Paris em 1900. Por falta de verba, a série foi descontinuada e não foi distribuída, mas foi redescoberta por Isaac Asimov, que as reuniu e publicou no livroFuturedays: A Nineteenth Century Vision of the Year 2000 (sem tradução para o português).

Apesar de as ilustrações de adaptarem à realidade daquela época – a tal da Belle Époque – com as roupas e a pompa da alta sociedade francesa, muito se pode tirar desses desenhos: como o fato de realmente, hoje em dia, a maioria das nossas relações sejam feitas por intermédio de máquinas (mais um dos frutos da lógica industrial).

Confira:














REDAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.