Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Curiosidades sobre a Árvore de Natal

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Curiosidades sobre a Árvore de Natal




Estamos a cada dia chegando mais perto do Natal e, sem sombra de dúvidas, um dos maiores símbolos da data festiva é a Árvore. Mas afinal, como surgiu a tradição de todos os anos montarmos a Árvore de Natal para celebrar a data festiva?

Existem diversas histórias que contam como surgiu a tradição de montar a Árvore de Natal e hoje separamos algumas delas para que você entenda um pouco da história desse símbolo tão marcante durante a época natalina.

Confira:

1. A maioria das versões sobre a procedência da árvore de Natal indica a Alemanha como seu país de origem. A mais aceita atribui a novidade ao padre Martinho Lutero, autor da Reforma Protestante do século 16. Ele montou um pinheiro enfeitado com velas em sua casa. Queria, assim, mostrar às crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo.

2. Outra versão atribui a criação ao anglo-saxão Vilfrido. Ele teria ido pregar o cristianismo na Alemanha e teria usado a figura triangular de um pinheiro para explicar a Santíssima Trindade. A partir de então, a árvore passou a ser reverenciada como uma planta divina.

3. A tradição de relacionar árvores a divindades vem da mitologia grega. As plantas, para o gregos, intermediavam o céu e a terra e simbolizavam a evolução e a elevação do homem. O carvalho homenageava Júpiter; a oliveira, a deusa Minerva; e a videira, o deus Baco. Para os chineses, o pinheiro significa longa vida.

4. Já na Roma antiga, existia o costume de pendurar máscaras de Baco em pinheiros para comemorar uma festa chamada de Saturnália, que coincidia com o nosso Natal.

5. Na Europa, durante o século 12, havia a tradição de pendurar um pinheiro no teto das casas, de ponta-cabeça, como símbolo da fé cristã.

6. Foram os ingleses quem popularizaram a árvore de Natal. Eles tomaram contato com a tradição por volta de 1850. Quando o príncipe Albert se casou com a rainha Vitória, ela começou a montar árvores majestosas em sua residência de férias na ilha de Wight (Inglaterra). A população passou a imitá-los. Hoje, a árvore de Natal mais popular do país é a montada na Trafalgar Square, em Londres. Ela é doada todos os anos pela Noruega, em reconhecimento da ajuda inglesa ao seu povo durante a Segunda Guerra Mundial.

7. Edward Johnson, assistente de Thomas Edison (o inventor da lâmpada elétrica), teve a ideia de enfeitar árvores de Natal com luzinhas, em 1882. Os apetrechos foram produzidos em massa pela primeira vez em 1890, nos Estados Unidos.

8. A tradicional árvore de Natal do Rockefeller Center, em Nova York (EUA) foi montada pela primeira vez em 1933. Desde 2004, uma estrela de 250 kg de cristal Swarovski é pendurada no topo da árvore. E, desde 2007, 30 mil lâmpadas alimentadas por energia solar dão conta da iluminação.

9. A primeira árvore natalina brasileira foi montada no Rio Grande do Norte em 1909.

10. Todos os anos, a prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) monta na Lagoa Rodrigo de Freitas uma mega-árvore de Natal. Ela tem 82 metros de altura (o mesmo que um prédio de 8 andares) e pesa 350 toneladas (o mesmo que 2 Boeing 747 empilhados). É decorada com 2,8 milhões de microlâmpadas, que formam 200 sequências diferentes de desenhos. Ao seu redor, há 8 canhões de luz.

REDAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.