Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Conheça a história do Cartão de Natal

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Conheça a história do Cartão de Natal


As festas de final de ano estão aí, e com elas muitas tradições e muitos costumes que permanecem há mais de século. Um deles é o envio de cartões de Natal, com mensagens de felicitações, símbolos cristãos ou simplesmente relacionadas aos festejos.


Esses impressos são trocados durante a época natalina por muitos povos, inclusive entre os não-cristãos, na cultura ocidental e no Japão. Sua origem é uma extensão do cartão postal, o qual possui diferentes versões. A mais referenciada é da criação pelo professor de economia vienense chamado Emmanuel Hermann, da Academia Militar Wiener Neudstadt, em 1° de outubro de 1869.

O postal foi uma alternativa rápida e eficaz criada para facilitar o envio de mensagens breves. Tinha o formato com dimensões próximas às existentes hoje (10cmx15cm), mas não tinha gravuras. A versão com imagens é originária da França, criado pelo livreiro Léon Besnardeau, residente na cidade de Sillé-le-Guillaume. Ele teve a ideia de recortar retângulos de cartolina, aplicando imagens com motivos militares, na época em que soldados encontravam-se em meio à guerra Franco-Prissiana, saudosos de suas casas e ansiosos por enviar informações aos entes queridos.

No Brasil, o cartão-postal surgiu em 28 de abril de 1880, conforme indica o Decreto de Nº 7695, marcando o início de uma alternativa rápida e fácil de se comunicar. A princípio, eles constituíam monopólio oficial, mas, com o passar dos anos empresas privadas passaram a ter autorização para imprimirem cartões postais. Utilizando selos, podiam circular pelos correios como correspondência e ganharam variedade de gravuras, o que estimulou sobremaneira o seu uso.

Hoje em dia, boa parte da correspondência, incluindo o cartão-postal e os cartões de Natal foram substituídos pelo digital, com e-mails, e-flyers, etc. No entanto, a mágica e o sentimento de um impresso parece ter muito mais valor nessa época festiva. Receber em mãos uma mensagem de felicitações com uma imagem bonita e bem impressa, com certeza, causa uma boa impressão.

Créditos: Brasil Postcard

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.