Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 3 dicas para reaproveitar as sobras da Ceia de Natal

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

3 dicas para reaproveitar as sobras da Ceia de Natal



A ceia natalina reúne diversos pratos em porções para lá de fartas e, embora a comilança na data costume ser afiada, as sobras são inevitáveis. Com um pouco de criatividade, no entanto, ao invés de requentar o peru é possível reaproveitar esses alimentos em novas receitas.

Abaixo separamos algumas receitas que você pode fazer o reaproveitamento do que sobrou da maravilhosa ceia natalina. Confira!

  • Risoto

O primeiro passo é desfiar a sobra do peru. Junto ao tomate, cebola, pimentão e azeite a gosto, o peru deve ser refogado. Após isso, é misturado ao arroz. Pode ser acrescentado ao prato ervilha, milho e azeitona. O detalhe final do risoto de peru é o queijo ralado e a batata palha.

  • Escondidinho

O peru já desfiado deve ser reservado. Caso aja necessidade, pode-se acrescentar algum tipo de tempero para dar um gosto a mais ao que será o recheio. O primeiro passo para fazer o purê é cozinhar as batatas, sem esquecer do sal. Depois de amassadas, as batatas são misturadas com leite, manteiga e requeijão.

Unte o refratário com manteiga ou óleo para a montagem do prato. A primeira camada, bem extensa, será de purê. Em seguida é colocado o recheio de peru, e mais uma camada de purê. Queijo ralado ou mussarela pode ser jogado por cima do escondidinho que, por último, deve ser levado ao fogo para gratinar.

  • Salada de grãos, lentilha, damasco e amêndoas

Cozinhe grãos de cevadinha, grãos de trigo e lentilha separadamente até ficarem al dente (não devem abrir). Em uma frigideira grande, refogue o alho poró picado em 1/4 xícara de azeite, junte a lentilha já cozida e salteie rapidamente. Tempere com sal e pimenta. Misture a lentilha aos outros grãos e adicione o damasco e ciboullette. Tempere com vinagre, 1/4 de xícara de azeite e acerte o sal e a pimenta. Finalize com uma xícara de amêndoas laminadas. Mantenha na geladeira até a hora de servir.


REDAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.