Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Novembro Azul a todo vapor

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Novembro Azul a todo vapor


Batizada de Circuito da Saúde, ação integra a programação da campanha nacional de combate ao câncer de próstata, realizada em todo o Brasil pelo Instituto Lado a Lado.

Quem passou pelo Masp, em São Paulo, na manhã de ontem, teve a oportunidade de ser lembrado sobre a importância da prevenção quando o assunto é saúde. Uma tenda montada no Vão Livre do museu pela campanha Novembro Azul chamou atenção dos homens, que puderam fazer exames rápidos e ainda tirar dúvidas sobre o câncer de próstata.

“Estava passando e aproveitei. Quanto mais informação nós tivermos melhor. Até porque sem informação é ainda mais difícil ter acesso ao atendimento e exames. Isso é uma coisa que dificulta bastante o cuidado com a saúde”, comenta Charles Rodrigues, 37 anos. 

No local, profissionais da saúde realizaram aferição da pressão arterial e medição da circunferência abdominal, além de ensinarem a calcular o próprio Índice de Massa Corporal, o IMC. 

E quem também pode aproveitar essas ações foi o público feminino, que tem papel fundamental na campanha, incentivando a conscientização entre os homens. “Se não ficarmos insistindo para eles irem ao médico, não vão”, afirma a vendedora Antônia Araújo Mota, 49 anos, que garante levar a mensagem de prevenção adiante. 

Lição de quem vivenciou o câncer 

Diagnosticado com câncer de próstata há 2 anos, Irineu Padiglione, 74 anos, não deixou de passar pelo estande do Novembro Azul para saber mais sobre como cuidar melhor da sua saúde. “Acabo de finalizar o tratamento, agora é só realizar os controles”, conta em conversa com o oncologista Fernando Coitat Maluf. 

Membro do Comitê Científico do Instituto Lado a Lado, o médico também esteve no local para tirar dúvidas dos participantes e distribuir exemplares autografados do seu livro “Vencer o Câncer de Próstata”. “Ações assim são muito importantes. Se impactar somente 5% das pessoas que passaram por aqui hoje já é uma grande vitória”, parabeniza Irineu. 

Caso do Edmar Covas, 61, que teve o pai diagnosticado com câncer de próstata há sete anos e desconhecia a importância de procurar um médico para avaliar a necessidade do rastreamento. “Eu nunca fiz exames por não sentir nada, mas agora entendi que já passei da hora de fazer a minha parte. Vou marcar a minha consulta. Não tenho medo dos exames, só não sabia da necessidade de fazê-lo”, justifica. 

Negligência com a saúde não faz parte do dia a dia de José Augusto dos Santos Filho, 52, e Elisabete Santos, 51. Último casal a passar pelo estande do Novembro Azul, eles destacaram a importância do incentivo à prevenção. 

“Meu pai faleceu de câncer de próstata e a doença foi um sofrimento grande para ele e para toda família. Essa experiência nos motiva ainda mais a incentivar a todos a se prevenirem, afinal quem ama cuida”, conta a bancária. 

Informação em prol da saúde 

O câncer de próstata e a saúde do homem em geral também foram temas do Manhã Bandeirantes, da Rádio Bandeirantes, e No Meio do Dia, da Band News FM. Ambas as emissoras transmitiram sua programação ao vivo, diretamente do Masp. 

Batizada de Circuito da Saúde, a ação integra a programação do Novembro Azul, campanha nacional de combate ao câncer de próstata, realizada em todo o Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.