Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Dicas práticas para cumprir metas e alcançar objetivos

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Dicas práticas para cumprir metas e alcançar objetivos

Foto: Divulgação/Ilustração

Um estudo publicado na revista Psychological Science propõe uma solução simples e eficaz para combater a procrastinação. Para Daphna Oyserman, professora de Psicologia e pesquisadora da Universidade do Sul da Califórnia (University of Southern California, ou USC), “as pessoas assumem que devem dar conta do presente e que seu eu do futuro pode lidar com o que está por vir. Esta regra aparentemente plausível pode desviar as pessoas, em parte porque alguns eventos futuros exigem ação atual”.

A pesquisadora explica que, para que o futuro possa motivar a ação atual, ele deve parecer iminente, ou seja, devemos pensar no futuro como o agora. Ela chegou a esta conclusão após uma série de experimentos em parceria com Neil Lewis Jr., da Universidade de Michigan.

Eles descobriram que os participantes viam o futuro como sendo muito mais próximo quando calculavam suas metas e prazos em unidades de dias em vez de meses ou anos – e, assim, sentiam-se mais motivados para realizar seus objetivos.

Para André Galassi, especialista em gestão da plataforma de negócios Contaty, o estudo reflete uma realidade que se aplica tanto na vida pessoal quanto profissional.

“Quando planejamos alcançar grandes metas e realizações, é muito comum que fiquemos intimidados com o tamanho do desafio e, sem nos dar conta, nos assustamos e afastamos o início do projeto. Este cenário se torna ainda mais frequente quando se refere a planos a longo prazo”, explica.

O que os pesquisadores americanos concluíram é que sabemos que nosso tempo, recursos e atenção são limitados, desta forma, colocamos como prioridade os eventos que são urgentes, ou seja, que devem acontecer em questão de dias ou horas.

Como consequência, deixamos de lado o que tem maior prazo para ocorrer, uma vez que estamos sempre sendo pressionados por necessidades urgentes.
Mas André explica que é possível trabalhar com nossa mente de forma a tornar estes projetos viáveis, assim como todas as outras tarefas que precisamos realizar, mas temos a tendência de adiar.

O especialista traz cinco dicas práticas para mandar a procrastinação embora, cumprir metas e alcançar objetivos:

Divida um grande projeto em pequenas etapas

Quando uma tarefa parece ser grande demais para ser realizada, a tendência é não saber por onde começar. Uma forma bastante prática de colocar o projeto em movimento é transformá-la em pequenas atividades sequenciais que, passo a passo, o ajudarão a completar o desafio.

“Quando você percebe que cada passo dado pode colocá-lo mais próximo da realização do seu objetivo, a estrada deixa de parecer tão longa e o projeto se torna viável”, explica.

Estabeleça prazo e recompensa para cada tarefa

Reserve horário na sua agenda como se tivesse um compromisso que não pode ser adiado e estabeleça prazo para que cada atividade seja realizada e, após sua conclusão, comemore.

“Ainda que a atividade faça parte de um objetivo a longo prazo, coloque a realização da tarefa como meta atual e cobre de si mesmo a realização dela. Também estabeleça recompensas para quando concluí-la. A recompensa é uma forma simples de aliar gratificação a tarefas que nem sempre são estimulantes por si só, mas que são necessárias para alcançar resultados maiores”, orienta.

Livre-se das distrações


Quando a tarefa é um desafio, nossa tendência natural é adiar o seu início, ou começar e, no meio do processo, deixar nossa mente se distrair para algo mais interessante. Para garantir que seu foco esteja todo na atividade elimine, ao máximo, a possibilidade de interrupções.

Desligue os alertas do celular, feche as redes sociais e concentre-se. Na maior parte das vezes, as tarefas se mostram mais complicadas do que realmente são porque não nos concentramos exclusivamente nelas. Quando você se livra das distrações o rendimento aumenta e a atividade parece ser mais simples do parecia no início.

Esteja certo do impacto positivo da tarefa realizada

É possível que, ao se fixar apenas na tarefa, você encontre mil desculpas para adiá-la, principalmente se sua realização, sozinha, não trouxer benefícios imediatos. Por exemplo, quando você dá início a um novo negócio, e precisa começar a fazer os contatos para as parcerias comerciais necessárias, é normal ficar ansioso, sem saber por onde começar.

Neste momento, é fundamental visualizar a empresa já em funcionamento e os benefícios e realizações que ela trará para sua vida. É importante também conversar com quem já teve uma experiência semelhante e buscar ferramentas como a plataforma Contaty, que possam facilitar o processo.

Dê o primeiro passo

Não importa o tamanho do seu desafio, a primeira tarefa é sempre a mais importante. Não perca tempo se preocupando com o que vem depois. Concentre-se em cada passo rumo ao seu objetivo e, quando perceber, de tarefa em tarefa, grandes projetos serão concluídos.

André Galassi conclui: “Derrotar a procrastinação é o mesmo que ganhar o controle de sua própria vida e o tempo para começar a melhorar é agora. Como disse o empreendedor e palestrante americano Jim Rohn, a disciplina é a ponte entre metas e realização”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.