Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 31 Outubro - Dia do Saci

sábado, 31 de outubro de 2015

31 Outubro - Dia do Saci





Bruxas, vampiros, fadas, frankensteins e lobisomens costumam aparecer em várias partes do mundo neste último dia de outubro. É quando se comemora o famoso Halloween, chamado no Brasil de Dia das Bruxas. Originária da cultura celta, a data é particularmente forte nos Estados Unidos, onde as crianças saem fantasiadas pela vizinhança pedindo doces nas casas, cena recorrente no imaginário local espalhada ao mundo por meio filmes, livros e programas de TV.


Mas, há quem estranhe esta festa de nome estrangeiro e repleta de figuras estranhas ao imaginário tipicamente brasileiro, sendo comemorada em terras tupiniquins. Sentem falta de curupiras, iaras, mulas-sem-cabeça, tupãs, cucas e até do Saci, também chamado de Saci-pererê, personagem mais famoso do folclore brasileiro.

O negrinho de apenas uma perna que não tira um cachimbo da boca, usa gorro vermelho e apronta travessuras com pessoas e animais é provavelmente uma atualização de um mito indígena, como a maior parte das lendas e folclore brasileiros. Ao se espalhar por diferentes partes do Brasil, ganhou as características atuais, com forte influência africana. Monteiro Lobato foi um responsável direto pela fama do Saci, personagem sempre presente nas aventuras do Sítio do Pica-pau Amarelo e protagonista de livros e pesquisas do escritor.

Conta a lenda que Saci perdeu a perna numa roda de capoeira, e que é um profundo conhecedor das ervas e suas características medicinais, passando todo o tempo pregando peças nas pessoas, escondendo objetos, trançando crinas e rabos de cavalos e assustando os animais. Não há, porém, maldade na astúcia do Saci, que se locomove dentro de um redemoinho. É possível, inclusive, aprisioná-lo em uma garrafa, se conseguir pegá-lo com uma peneira e tirar seu gorro.

Existe até a Capital Nacional do Saci, a cidade de Botucatu, no interior de São Paulo. Lá fica a sede da Associação Nacional de Criadores de Saci, e é comum os moradores garantirem que já viram ou criam seus próprios sacis. O Saci é também o mascote do Internacional, time de futebol gaúcho. Em 2005 foi instituído no Brasil o Dia do Saci, comemorado em 31 de outubro. A escolha da data não foi aleatória e teve como objetivo fazer frente à incorporação do hábito estrangeiro de se comemorar o Halloween, ressaltando nosso próprio folclore e um personagem com características brasileiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.