Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 20 de Outubro - Dia do Arquivista

terça-feira, 20 de outubro de 2015

20 de Outubro - Dia do Arquivista

Aprenda sobre Arquivologia


Arquivologia é uma ciência que vem se relacionando intimamente com a Ciência da Comunicação. Ultimamente vem crescendo o número de assuntos através de meios eletrônicos, o que exige a necessidade de arrumá-los, portanto surge a importância do arquivista. A profissão está em grande ascensão, devido ao aumento de requisições do serviço público, que é o principal motivo de contratações.

Por objetivo, a profissão exige que o profissional tenha conhecimento geral de informações registradas, dos elementos e técnicas a serem aplicados em processos de formação, organização, evolução e aplicação.

O objeto de estudo é o documento, que transpõe a informação necessária, através do registro, independente de sua origem. Então estuda, prova e comprova fatos, fenômenos, acontecimentos e pensamentos de determinada época. Após esse processo há a documentação, que é o conjunto de informações e/ou documentos, que tratam do mesmo assunto, comprovando certos fatos. Portanto o arquivista deve coletar, organizar e processar os dados contidos nos materiais disponíveis, não deixando de lado a identificação, a análise, o armazenamento, a recuperação e circulação das informações aos interessados. Utiliza-se no processamento de dados o sistema operacional e software básico.

O profissional pode trabalhar com conservação e restauração, difusão educativa e cultural, documentação eletrônica, gestão e racionalização de documentos. Os grandes centros são as áreas que contêm mais vagas de trabalho, como por exemplo, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, nas quais as grandes empresas criam arquivos de documentação para os registros empresariais e, em destaque Brasília devido ao órgão público de mais importância nacional.

Setores privados, como hospitais, instituições de ensino superior, indústrias, entre outros, são exemplos de empresas que empregam em larga escala profissionais da área.

Fonte: brasilmelhor.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.