Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 14 de Outubro - Dia Nacional da Pecuária

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

14 de Outubro - Dia Nacional da Pecuária

A pecuária, ou criação de rebanhos, é uma atividade de extrema importância para economia brasileira. Diversas espécies animais contribuem para a obtenção de produtos como leite, lã, mel, ovos e ainda, para o fornecimento de carne e couro.


De acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal de 2011, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, o maior rebanho do país é o de aves (galos, frangos, pintos, codornas) com mais de 1,282 bilhões de cabeças, seguido pelo rebanho bovino, com 212,8 milhões de cabeças. Além dessas espécies, o Brasil possui também gado ovino - carneiros (17,6 milhões), suíno - porcos (39 milhões), caprino - cabras (9 milhões) e equino – cavalos (5,5 milhões). E timidamente, ainda temos o Bubalino (búfalos, 1,27 milhões), Coelhos com 233 mil, Asinino (asnos, 974 mil) e Muar (mulas, 1,2 milhões).

Desafio

A exigência do consumidor sobre os produtos de origem animal tem se tornado maior a cada dia, tanto no Brasil, como no exterior. À medida que cresce essa exigência, cresce também o aperfeiçoamento do conhecimento e do controle da produção.

No Brasil, para conquistar os mercados europeu e americano, a pecuária nacional tem adotado medidas rígidas, sobretudo no que diz respeito a erradicação e controle da febre aftosa. Uma outra medida que pode tornar o a pecuária brasileira mais competitiva, é a adoção e consolidação da rastreabilidade - controle do animal desde sua origem.

Número de animais para consumo humano

Com base nas estatísticas da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations - http://www.fao.org ) sobre Agricultura (Statistical Databases – Agriculture), o Secretariado da União Vegetariana Europeia (EVU), num comunicado apresentou o número de animais mortos no mundo para consumo humano durante o ano de 2003. Os números foram estabelecidos a partir de relatórios provenientes de mais de 210 países. Mas deve ter-se em atenção que alguns países e territórios não fornecem dados.

Animais abatidos em 2003 (por ordem decrescente):

- Galinhas e frangos: 45 biliões e 900 milhões
- Patos: 2 biliões e 260 milhões
- Porcos: 1 bilião e 240 milhões
- Coelhos: 857 milhões
- Perus: 691 milhões
- Gansos: 533 milhões
- Carneiros, ovelhas, cordeiros: 515 milhões
- Cabras: 345 milhões
- Bois, vacas, vitelos: 292 milhões
- Roedores: 65 milhões
- Pombos e outras aves: 63 milhões
- Búfalos: 23 milhões
- Cavalos: 4 milhões
- Asnos, mulas, machos: 3 milhões
- Camelos e outros camelídeos: 2 milhões

A soma de todos estes números prefazem um total de mais de 50 biliões de animais, sem ter em conta os animais aquáticos (peixes e crustáceos).

Os números referem-se apenas aos animais abatidos nos matadouros. Excluem-se os animais de criação extensiva (geralmente para consumo doméstico) assim como os que são alvo da caça, difíceis de contabilizar por não haver qualquer tipo de controle.

Tendo em conta que um omnívoro consome em média 95 animais por ano e que a população mundial não-vegetariana é de bilhões, entende-se que o número exato de animais mortos para a alimentação humana será muito superior àquele que os dados da FAO nos fornece. Sabe-se que só nos EUA se consomem anualmente mais de 10 bilhões de animais.

A exemplo de Portugal, onde a expectativa de vida média é de 75 anos, um omnívoro consome cerca de 7100 animais durante a sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.