Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 12 de Outubro - Dia do Basquete

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

12 de Outubro - Dia do Basquete

Luther Halsey Gullick, diretor do Springfield College, colégio internacional da Associação Cristã de Moços (ACM), nos Estados Unidos, pediu ao professor canadense James Naismith para criar um jogo para que seus alunos o praticassem não só durante o inverno, mas também no verão, em áreas abertas.

James Naismith estabeleceu, então, as primeiras regras do basquetebol (ou basquete) e começou a organizar as equipes. Os estudantes se entusiasmaram tanto, que venceram a primeira partida oficial, contra os professores, realizada no Ginásio Armory Hill, no dia 11 de março de 1892.

Em 1936, o basquete foi incluído nos Jogos Olímpicos de Berlim. Atualmente, é praticado por mais de trezentos milhões de pessoas no mundo inteiro, em aproximadamente 208 países filiados à Federação Internacional de Basquete (Fiba).

Em 1894, o americano Augusto Shaw recebeu um convite para lecionar história da arte no tradicional Colégio Mackenzie, em São Paulo. Na bagagem, ele trouxe também uma bola de basquete. Quando ele apresentou a nova modalidade de esporte no colégio, imediatamente as mulheres a aprovaram, fato que gerou a rejeição por parte dos homens, que já se haviam apaixonado pelo futebol, trazido no mesmo ano por Charles Miller.

O basquete teve aceitação nacional por intermédio do professor Oscar Thompson, da Escola Nacional de São Paulo, e de Henry J. Sims, diretor de Educação Física da Associação Cristã de Moços (ACM), do Rio de Janeiro. O primeiro campeonato oficializado foi em 1919, com a vitória do Flamengo. Em 1922, foi convocada, pela primeira vez, a seleção brasileira, para a comemoração do Centenário do Brasil nos Jogos Latino-Americanos.

Shaw viveu no Brasil até 1914 e teve a chance de acompanhar a difusão do basquete no país.

Fonte: www.paulinas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.