Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 11 de outubro - Aniversário de Campina Grande (PB) - 151 anos

domingo, 11 de outubro de 2015

11 de outubro - Aniversário de Campina Grande (PB) - 151 anos

Parque Evaldo Cruz - Fonte: Prefeitura Municipal de Campina Grande
Campina Grande é um município brasileiro no estado da Paraíba. Considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste, bem como um dos maiores polos tecnológicos da América Latina, foi fundada em 1º de dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864. De acordo com estimativas de 2014, sua população é de 402 912 habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa da Paraíba, e sua região metropolitana, formada por dezenove municípios, possui uma população estimada em 630 788 habitantes.


Campina Grande é um importante centro universitário, contando com dezessete universidades sendo duas delas públicas. É também proporcionalmente a cidade com o maior número de doutores do Brasil, 1 para cada 590 habitantes, seis vezes a média nacional. Além de ensino superior, o município é destaque também em centros de capacitação para o nível médio e técnico. Também possui o segundo maior PIB entre os municípios paraibanos, representando 15,63% do total das riquezas produzidas na Paraíba.

Uma evidência do desenvolvimento da cidade nos últimos tempos é o ranking da revista Você S/A, no qual Campina Grande aparece como uma das 10 melhores cidades para se trabalhar e fazer carreira do Brasil, única cidade do interior entre as capitais escolhidas no país. O município é ainda considerado a cidade mais dinâmica do Nordeste e a 6ª mais dinâmica do Brasil segundo "A Gazeta Mercantil" e foi apontada como uma das 20 metrópoles brasileiras do futuro.

O município sedia ainda variados eventos culturais, destacando-se os festejos de São João, que acontecem durante todo o mês de junho (chamado de "O Maior São João do Mundo"), o Encontro da Nova Consciência, um encontro ecumênico realizado durante o carnaval, além do Festival de Inverno e outros 20 eventos.

O município teve suas belezas cantadas por grandes nomes da música nordestina como Jackson do Pandeiro, por exemplo, que, na canção “Forró em Campina”, dizia: “ó linda flor, linda morena/Campina Grande, minha Borborema". É uma das mais antigas localidades do interior da Paraíba, que inicialmente foi uma aldeia de índios Cariris. Campina Grande conta com uma área territorial de 594,182 km2.

Conheça mais sobre Campina Grande clicando aqui.

Fontes:
http://cidades.ibge.gov.br/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Campina_Grande
http://www.campinagrande.pb.gov.br/novo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.