Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 09 de Outubro - Dia Mundial dos Correios

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

09 de Outubro - Dia Mundial dos Correios


Hoje, dia 09 de outubro, é celebrado o Dia do Correio, ou Dia Internacional dos serviços dos Correios. Essa data é comemorada desde 1874, quando foi criada a primeira organização internacional de serviços de selos e postagens.

Antes de conhecermos a história de origem dessa data, vale dizer que as atividades de entrega de objetos e cartas ou a impressão de selos sobre mercadorias existem desde as primeiras civilizações. Desde que apareceram os primeiros impérios, tanto na região do Egito e da Mesopotâmia quanto no Extremo Oriente, observou-se a presença do “mensageiro” e dos símbolos impressos em determinados materiais que pertenciam a determinados reinos. A própria palavra “correio” aponta, etimologicamente, para a figura do mensageiro, já que significa “deslocar-se com rapidez”, “correr”.


Pois bem, a pessoa que primeiramente idealizou uma organização internacional para os serviços de correios foi o alemão Heinrich Von Stephan (1831-1897), oficial de postagem da recém-formada Confederação da Alemanha do Norte. Von Stephan tinha um plano exequível para unificar as estruturas de postagens de muitos países da época. Esse plano tornou-se possível pelas condições logísticas e tecnológicas da época, como a integração territorial por linhas férreas, uso do telégrafo, navios cargueiros transatlânticos movidos a vapor, entre muitas outras invenções que vieram a lume após a Revolução Industrial.

A proposta de Von Stephan foi apreciada pelo governo da Suíça, que organizou uma reunião no dia 15 de setembro de 1874, na cidade de Berna, para estabelecer as diretrizes de tal organização. Delegados de vinte e dois países participaram da reunião: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Egito, Espanha, Estados Unidos da América, França, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça e Turquia. Dessa reunião resultou a criação da União Geral dos Correios, em 09 de outubro.

Contudo, em 1878, uma nova reunião dos membros da União Geral dos Correios foi feita, dessa vez em Paris. Percebendo o amplo aumento das adesões, os membros da união resolveram mudar o nome para União Postal Universal, UPU. Vale dizer que, antes da criação da UPU, outras ideias já haviam sido discutidas. Algumas ideias foram apresentadas, anos antes, na Inglaterra, pelo Sir Rowland Hill (1795-1879), e nos Estados Unidos da América, pelo General Montgomery Blair (1813-1897). Todavia, foi na Suíça que a organização originou-se e estabeleceu-se.

Em 1º de julho de 1948, a UPU passou a fazer parte da ONU, Organização das Nações Unidas, da qual ainda hoje é agência integrante. As orientações sobre os mais diversos servições envolvendo os correios partem da UPU, que cumpre um papel de normatizador global desses serviços.

Fonte: Por Me. Cláudio Fernandes do Brasil Escola


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.