Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 09 de Outubro - Dia do Açougueiro

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

09 de Outubro - Dia do Açougueiro

O açougueiro é o profissional responsável por limpar e cortar a carne que é vendida no açougue. O papel desse profissional é atender aos pedidos dos clientes e separar a carne que for solicitada, cortando do jeito que o cliente preferir. Também é de responsabilidade do açougueiro prezar pela higiene e manter a limpeza do local de trabalho, ações imprescindíveis para promover o bem-estar dos clientes e manter uma clientela fixa.

Os açougueiros, geralmente trabalham em conjunto, em açougues ou casas especializadas em carnes. A palavra açougue vem do árabe “as-soq”, que significa mercado ou feira e foi usada para designar as casas de venda de carne. Açougueiro: também se diz “homem do talho”.

O primeiro registro do uso dessa palavra na língua portuguesa data de 1254, na forma “azougue”. Pouco depois o vocábulo evoluiu para “aaçougue”, para então finalmente passar para o atual açougue. Os açougues medievais eram localizados em casas familiares e o trabalho era quase artesanal.


A higiene, nesse período não era muito prezada, e a procedência das carnes não poderia ser avaliada. Atualmente, existem normas a serem seguidas pelos açougueiros, além de órgãos de fiscalização sanitária que impõe selos de qualidade, para que o consumidor saiba da procedência da carne.

O Brasil é o país que possui o maior rebanho comercial do mundo (dados de 2010). Em quantidade de animais, só perde para a Índia, porém lá, a vaca é um animal sagrado, portanto o rebanho indiano não é comercializado. Calcula-se que no Brasil existem cerca de um boi por habitante, ou seja, são quase 190 milhões de cabeças de gado. O gado brasileiro é bem visto no exterior por ser do tipo chamado “boi verde”, que se alimenta de capim e se exercita constantemente.

As funções do açougueiro
  • Participar do recebimento da carne, proceder com a verificação da qualidade, fazer o retalhamento das peças utilizando instrumentos e técnicas apropriadas;
  • Acompanhar o recebimento da carne, verificando sua quantidade e qualidade;
  • Armazenar os diferentes tipos de carne em locais apropriados, para evitar sua deterioração;
  • Retalhar as peças conforme a necessidade, fazendo o pré-preparo de acordo com o cardápio diário, utilizando-se de equipamentos e técnicas adequadas;
  • Proceder com os controles estabelecidos na área de atuação;
  • Manter a ordem e higiene do local de armazenamento, a fim de evitar acidentes e proliferação de insetos, conservando a qualidade do produto;
  • Zelar pela guarda, conservação, limpeza e segurança dos equipamentos, instrumentos e utensílios peculiares ao trabalho, bem como dos locais, comunicando qualquer irregularidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.