Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 22 de setembro - Dia do Contabilista / Contador

terça-feira, 22 de setembro de 2015

22 de setembro - Dia do Contabilista / Contador

Ao ler o título desse artigo, muitos podem pensar: dia do contabilista/contador? Como assim?

O que muita gente não sabe é que no dia 22 de setembro, comemora-se o dia do contador, sendo que no dia 25 de abril comemora-se o dia do contabilista.

Mas qual seria a diferença? O termo contador aplica-se aos profissionais com formação superior enquanto o termo contabilista está vinculado tecnólogo em contabilidade.


Esclarecidas as diferenças, vamos aprofundar o lado histórico da data. Essa data foi instituída em 22 de setembro de 1945, através do decreto 7988. No princípio a intenção era homenagear a criação do curso de contabilidade na UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais.

Então desde esse dia, temos uma data marcante na história brasileira e da contabilidade. Independente de ser tecnólogo ou graduado, inferior não será a importância desses profissionais dentro das empresas e organizações, e por que não, na sociedade como um todo.

Os profissionais da área contábil devem ter em mente, independentemente de sua formação, uma visão holística, indo muito além de números, valores e balanços patrimoniais. É necessário saber lhe dar com pessoas, saber se comunicar tanto na escrita quanto na forma oral, ter feeling, ter sensibilidade, tanto técnica, quanto humana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.