Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 21 de Setembro - Dia do Fazendeiro

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

21 de Setembro - Dia do Fazendeiro

O peso do setor agrário na economia brasileira é indiscutível.

As exportações vão bem mas, na estrutura econômica como um todo, não se pode perder de vista o fortalecimento do mercado interno.


É inegável que a prosperidade no campo alavanca o desenvolvimento nas cidades.

A capitalização dos fazendeiros deverá incentivar a abertura de empregos em outras áreas da economia, como nas indústrias de construção civil, têxtil e automobilística.

Mas, o que se observa atualmente é uma redução no número de fazendeiros.

Naturalmente, os números declinantes de fazendeiros nas nações industrializadas não significam uma redução da importância do setor agrícola.

O mundo ainda precisa comer (e 80 milhões mais de bocas para alimentar a cada ano), portanto, o número menor de fazendeiros significa maiores fazendas e maior concentração de posse.

A figura do fazendeiro como pequeno produtor já é bem rara nos dias de hoje.

Uma questão central é a da própria estrutura agrária do País.

Ainda hoje a reforma agrária é tema da maior importância, uma forma de dar ao homem uma opção de permanência no campo, uma alternativa barata de geração de empregos para uma população com pouca educação formal e técnica, além de propiciar a criação de um novo grupo de compradores de bens de consumo, insumos e máquinas agrícolas.

Enquanto a solução não chega, movimentos como o MST (Movimento dos Sem-Terra) entram em conflitos constantes com os grandes fazendeiros, numa luta por terra e por dignidade.

Fonte: O Fazendeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.