Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 16 de Setembro - Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

16 de Setembro - Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio

A camada de ozônio funciona como um escudo atmosférico para o nosso planeta. Essa camada está localizada na estratosfera, a 25 km de distancia da superfície terrestre e é composta pelo gás ozônio (03). Sem essa proteção, a Terra seria um lugar praticamente inabitável, pois o ozônio é a única substancia que absorve a radiação ultravioleta nociva proveniente do sol (raios UVB).


O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio das Nações Unidas é comemorado todos os anos em todo o mundo no dia 16 de setembro. 

Segundo o Relatório divulgado pela ONU, a Camada de Ozônio começou a dar seus primeiros sinais de recuperação, após anos de destruição. “Descobertas científicas recentes revelam a importância do Protocolo de Montreal. Sem os acordos do Protocolo e associados, os níveis atmosféricos de substâncias que destroem o ozônio poderiam aumentar em dez vezes até 2050, as ações impediram milhões de casos de câncer de pele.” Secretário Geral da ONU.

No entanto os desafios a serem enfrentados são enormes, ainda segundo o relatório, o aumento do nível dos gases de efeito estufas possui a capacidade de minar esses ganhos. Nos temas futuros, pretendem-se mobilizar todas as partes interessadas para aumentar ainda mais seus esforços para enfrentar esses desafios.

Fonte: ONU, UNEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.