Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 15 de setembro: Dia do Cliente - Verdadeiro ou Falso?

terça-feira, 15 de setembro de 2015

15 de setembro: Dia do Cliente - Verdadeiro ou Falso?

O porque da comemoração

A data foi criada como uma estratégia de marketing para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores, com distribuição de brindes, promoções especiais e descontos. Criada originalmente no estado do Rio Grande do Sul, serve para movimentar o comércio durante o mês de setembro, considerado um período fraco para as vendas (fim do inverno).



A origem do Dia do Cliente

O Dia do Cliente foi criado no estado do Rio Grande do Sul pelo empresário gaúcho José Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos. 

Sua ideia era criar uma data diferenciada onde os clientes pudessem ser homenageados, ajudando a desenvolver uma relação de fidelidade entre os consumidores e os comerciantes.

Mitos e verdades

Vários sites na internet apontam a data como reconhecida em vários estados brasileiros e é comum vermos por aí várias empresas - inclusive algumas grandes - fazendo menção a data. Mas a verdade é que não existem leis federais, estaduais ou municipais oficializando-a, até porque já existem datas comemorativa para isto: 15 de março - Dia nacional do consumidor e também Dia Internacional dos Direitos do Consumidor. 

Dia Nacional do Consumidor

LEI No 10.504, DE 8 DE JULHO DE 2002.

Dispõe sobre a criação do Dia Nacional do Consumidor. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1o É instituído o Dia Nacional do Consumidor, que será comemorado, anualmente, no dia 15 de março. Art. 2o Os órgãos federais, estaduais e municipais de defesa do consumidor promoverão festividades, debates, palestras e outros eventos, com vistas a difundir os direitos do consumidor.

Art. 3o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Brasília, 8 de julho de 2002; 181o da Independência e 114o da República.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Miguel Reale Júnior

Dia Internacional dos Direitos do Consumidor

A data foi criada em 1962 pelo Presidente Kennedy, internacionalizada pela ONU em 1983 e, no Brasil, existe uma Legislação Federal que a torna o Dia Nacional dos Direitos do Consumidor.

Dia do Comprador



E não nos esqueçamos também do dia do comprador, embora não se refira exatamente a quem consome, mas aquele que compra em nome de uma organização. Não existe oficialmente um dia nacional do comprador, a data passou a ser conhecida como tal, através da Lei n°5039 de 1986, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. No mundo, também não existe uma data oficial para comemorar o Dia do Comprador. Mas no caso de Portugal, comemora-se na mesma data do Brasil, em 19 de setembro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.