Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Algumas dicas ELEMENTARES para quem trabalha com criação

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Algumas dicas ELEMENTARES para quem trabalha com criação

O que é significa a palavra elementar? Pelo Aurélio nada mais que o simples, fundamental e essencial. Muitas vezes nós que atuamos na área de criação há algum tempo e principalmente quem está começando termina muitas vezes pela pressa esquecendo de 3 passos elementares, porém, que são de grande importância e que poderão afetar diretamente no resultado impresso do projeto:

1- CONVERTER AS IMAGENS PARA CMYK

Algo básico, mas, que muitas vezes pela pressa esquecemos de fazer. O passo mais básico que recomendo é: Abrir a imagem no Photoshop, seguir para: Menu Image > Mode > CMYK Color feito isto salve a imagem.

Dica: Habilite o Gamut Warning

2- EU QUERO VER SANGUE (SANGRA)

Sangria é uma área de segurança que evita falhas quando nosso amigo produtor gráfico efetua o corte de modo manual ou usando alguma máquinas em nosso material, atuando diretamente no acabamento. Recomendo que use entre 3mm – 5mm.

Processo é simples, no Illustrator por exemplo você pode na opção de criar um novo arquivo já adicionar a sangria (bleed): File> New > Bleed Não esqueça de verificar se a unidade de medida está em CM OU MM para facilitar sua vida. Caso o documento já tenha sido criado, basta seguir o passo File > Document Setup e configurar a Bleed


3- CONVERTA SEUS TEXTOS EM CURVAS (COREL > CTRL + Q), TRANSFORME SEUS TEXTOS EM OUTLINES ANTES DE ENVIAR PARA A GRÁFICA.

O processo é simples: No illustrator selecione o texto e aplique o atalho CTRL+ SHIFT+ O ou Menu Type > Create Outlines ou Clique com o botão direito do mouse em cima do texto > Create Outlines.

Dica: Você também incorporar as fontes no arquivo PDF quando fizer sua exportação (recomendo PDF X1-a) e enviar sua fonte para a gráfica.

DICA PLUS – SEMPRE TRABALHE COM MARGENS EM SEUS DOCUMENTOS, ALÉM DE ORGANIZAÇÃO VISUAL, EVITA QUE ALGUMA INFORMAÇÃO SEJA PERDIDA QUANDO HOUVER UM CORTE NO PAPEL.

Siga estes 3 simples passos e deixe em nossos comentários outras dicas para evitar lágrimas após receber o material da gráfica, (Claro que você não passaria por isso já que solicita provas de impressão antes do arquivo final entrar em produção).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.