Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 27 de Agosto - Dia do Corretor de Imóveis

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

27 de Agosto - Dia do Corretor de Imóveis

Há mais de 50 anos os consultores imobiliários trabalham para realização de sonhos.

Hoje, dia 27 de agosto é comemorado o dia do corretor de imóveis. Este ano a profissão completa 53 anos e vem se fortalecendo cada vez mais, sendo indispensável o seu papel para a realização no sucesso da negociação de imóveis.

A profissão do corretor de imóveis surgiu no século XX, quando as cidades estavam em desenvolvimento constante, isso fez com a comercialização de imóveis precisasse de um intermediador. Afinal, era necessário que houvesse alguém que pudesse ir além de uma simples divulgação em jornais. Assim, a atividade passou a existir como profissão. Nessa época o corretor de imóveis era conhecido apenas como agente imobiliário.

Mas, do século XX para os dias atuais, a profissão evoluiu e muito. Sobretudo, após a última reformulação do Código Civil em 2002, de agente imobiliário, o corretor de imóveis passou a ser conhecido como consultor imobiliário. O consultor imobiliário é um profissional que transcende o papel de vendedor de imóveis.

O consultor imobiliário deve estar preparado para orientar o cliente a tomar a melhor decisão, acompanhando todo o processo de venda e locação, sendo portanto, um especialista em uma determinada região e, de fato, conhecendo o mercado em que atua. Ele deve ter conhecimento em diversas áreas, como arquitetura e design, engenharia, técnicas de marketing e legislação. O consultor imobiliário é um profissional que precisa ter uma visão multidisciplinar, afinal, a transação de um imóvel é complexa e precisa de um profissional capacitado para realizá-la.

É o consultor imobiliário que se dedica em conhecer todas as necessidades dos clientes interessados e também dos proprietários, fazendo com que todas as expectativas sejam atendidas com segurança. O consultor imobiliário deve ser paciente, carismático, dedicado e estar ciente que ele é fundamental para realização de sonho de inúmeras pessoas.

O dia do corretor é comemorado no mesmo dia em que a profissão foi regulamentada. A conquista que aconteceu em 1962 pela lei L4116. Alguns anos depois, em 1978 esta lei foi revogada e substituída pela Lei nº 6.530/78 que também disciplina e fiscaliza o exercício da profissão.

Lembrando que para se tornar um consultor imobiliário, é necessário o curso específico (TTI – Ténico em Transações Imobiliárias) e o registro no CRECI, isso porque, é o registro no conselho que assegura que você, consultor imobiliário, seja respeitado e valorizado no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.