Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Design responsivo

sábado, 23 de maio de 2015

Design responsivo

A crescente popularização do acesso à internet e a diversidade de dispositivos portáteis estão criando um novo panorama de comportamento. Cada vez mais as pessoas sentem a necessidade (quase física) de estarem o tempo todo conectadas. São smartphones, tablets, computadores,notebooks, consoles de jogos e TVs, entre outros, possibilitando esse contato frequente com a rede.

De acordo com pesquisas recentes divulgadas pela comScore, desktops e notebooks ainda são as formas mais utilizadas para acessar a internet, mas as mesmas pesquisas também apontam que os jovens utilizam menos computadores e mais smartphones, tablets e consoles de videogame.


Em um mundo cada vez mais conectado e com tantas plataformas disponíveis, o design para web se vê diante de um grande desafio: desenvolver projetos que atendam às necessidades de todos os usuários, independente do tipo de suporte que ele esteja utilizando. Como desenvolver atendendo às boas práticas de usabilidade, interatividade, conteúdo e agilidade no carregamento da página, para telas que podem variar das dimensões de um smartphone até a de uma tv de 72 polegadas, por exemplo?

Simples? Não. Mas nada impossível!

As técnicas e boas práticas de design aliadas às novas linguagens de programação (prática denominada Responsive Design) estão em constante processo de aperfeiçoamento para que a web se torne cada vez mais um ambiente amigável e que a experiência do usuário seja cada vez mais satisfatória. Abaixo seguem alguns pontos que devem ser levados em consideração no momento da concepção e execução de um projeto digital multiplatafoma:

Fluidez
O projeto de design deve ser concebido de forma que todos os elementos sejam adaptáveis e fluidos, ou seja, o layout deve se reorganizar de acordo com a resolução da tela em que será exibido. Para isso, primeiramente o designer deve elaborar soluções para que essa reorganização seja eficaz e que não prejudique a comunicação da mensagem que o site ou aplicativo devem transmitir.


Visibilidade

É essencial que os elementos como imagens, textos e menus, estejam sempre bem visíveis e legíveis nas diferentes resoluções e disposição das informações.

Posicionamento dos elementos

Assim como a importância da visibilidade, o posicionamento dos elementos deve ser pensado de forma a estarem estrategicamente alocados em determinados espaços, de acordo com o destaque que cada um deve ter para os usuário.

Otimização

A velocidade do carregamento de uma página é fator determinante na decisão do usuário de permancer no site ou deixá-lo, em caso de excesso de espera. Portanto, a otimização das imagens, demais elementos gráficos e do conteúdo a ser inserido são de suma importância. As imagens e grafismos devem ter o peso diminuído ao máximo e devem ser flexíveis de acordo com as mudanças de resolução, sem que haja prejuízo da qualidade.

Já o conteúdo deve ser exibido de forma objetiva e eficaz, sem que qualquer tipo de usuário seja prejudicado. O ideal é que tanto os usuários mobile quanto os usuários de computadores possam ter acesso ao mesmo conteúdo.

Experiência do usuário

A aplicação de técnicas e conceitos para um bom projeto de design responsivo não impede que o site ou aplicativo contenham também funções que promovam a interatividade com o usuário, pelo contrário. Cada vez mais as novas linguagens permitem a elaboração de projetos complexos, o que abre ainda mais as possibilidades de criação.

Estes são apenas alguns dos pontos que merecem atenção no momento da concepção e execução de um projeto moderno de design para web, mas que são extremamente determinantes para a qualidade do resultado final.

Como a internet se torna cada vez mais essencial no cotidiano das pessoas e é feita obviamente por pessoas, o natural é que o seu uso esteja sempre em processo de adaptação às nossas necessidades e evoluindo conforme os nossos hábitos. As pessoas são dinâmicas, a internet também. Ainda bem!

Fonte: Agência Open por Ana Carolina Gomes – Web Designer da agência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.