Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 28 de Maio - Dia do Ceramista

quinta-feira, 28 de maio de 2015

28 de Maio - Dia do Ceramista

A cerâmica originou-se no Brasil nas Ilhas de Marajó e segue uma trajetória de ser originalmente produzida para consumo próprio e transformando-se para uso colonizador europeu quando então se adaptou a formas mais livres e criativas para competir no mercado.


Com a urbanização – o que antes era para uso próprio tornou-se oportunidade de trabalho e geração de renda para muitas famílias brasileiras.

“A cerâmica tem o papel de preservar a cultura, tendo diversas fontes de inspiração, como elementos dos cultos africanos, do catolicismo, das culturas indígenas, imagens representadas muitas vezes em objetos utilitários vendidos em feiras de artesanato.”


As artes cerâmicas são produzidas a partir de minerais das entranhas da terra como barro, argila, areia, entre outros. A matéria prima mais utilizada é a argila, modelada e cozida ao sol, em fogueiras ou fornos, onde pode ser ornamentada em sua cor natural ou com variações de pinturas. Neste universo, prevalece a preservação de técnicas e saberes que são passados entre gerações. As peças apresentam desenhos e imagens em forma de animais, cenas do cotidiano dos artesãos, e etc.

Assista ao vídeo “Modos do Fazer: Cerâmica” e saiba mais sobre as associações/cooperativas de artesãos e suas técnicas.


Fonte: Arte Sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.