Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 24 de maio - Dia do Vestibulando

domingo, 24 de maio de 2015

24 de maio - Dia do Vestibulando


O vestibulando convive com a pressão de escolher um curso que pode definir seu futuro, ele tem um dia especialmente seu: dia 24 de maio – Dia do vestibulando.

A vida de um vestibulando não é fácil. A pressão vem de todos os lados, dos pais, amigos e escola, e até de si próprio, já que o seu futuro pode depender de um bom desempenho no vestibular. Essa fase também representa uma mudança da adolescência para a vida adulta e com ela vêm as maiores responsabilidades. Para homenagear esses estudantes foi criado o Dia do Vestibulando, comemorado em 24 de maio.

Os primeiros vestibulandos apareceram no início do século XX, quando o crescimento de candidatos interessados em ingressar na universidade exigiu a criação de processos seletivos. A partir de 1911 os vestibulares se tornaram obrigatórios para entrada no ensino superior e, logo depois, a prova oral foi substituída pelos exames escritos.

Entre a década de 10 e 20 surgiram as primeiras universidades no Brasil, como a Universidade do Paraná e a Universidade do Rio de Janeiro, atualmente federais (UFPR e UFRJ). Essas instituições surgiram principalmente através da união de Escolas Politécnicas e faculdades de Medicina, Ciências Jurídicas, Ciências Sociais e Letras. Desde essa época os cursos mais concorridos eram de Direito e Medicina, com destaque também para a Filosofia. 

No início da década de 30 foi criada a Universidade de São Paulo (USP), a mais reconhecida instituição de ensino superior do Brasil. A demanda pelos cursos da USP exigiu a criação de uma fundação para organizar o seu processo seletivo, o que aconteceu em 1976 quando surgiu a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). O primeiro vestibular da Fuvest reuniu 92.461 vestibulandos, uma marca impressionante até para os dias atuais.

Enem

Nos últimos anos o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem tomado o lugar de alguns vestibulares, principalmente das universidades federais. A maioria dos participantes do Enem é vestibulando e passa o ano se preparando para uma das provas mais cansativas que existe. O Enem é realizado em dois dias e impõe aos participantes uma redação e 180 questões objetivas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Ciências Exatas e Linguagens e Códigos.

Atualmente, cerca de 8,3 milhões de estudantes estão no ensino médio, ou seja, atuais ou futuros vestibulandos. Esse também é o número de pessoas que se inscrevem no Enem para, entre outras coisas, conseguir uma vaga em universidade pública através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os vestibulandos também podem fazer o Enem para conseguir bolsa ou financiamento em faculdade privada.

Por Adriano Lesme no Vestibular Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.