Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 22 de Maio - Dia do Apicultor e Santa Rita de Cássia

sexta-feira, 22 de maio de 2015

22 de Maio - Dia do Apicultor e Santa Rita de Cássia


É o dia de Santa Rita de Cássia, a padroeira dos apicultores. Quando ela ainda era pequenininha, seus pais trabalhavam no campo e, como não tinham com quem deixá-la, a colocavam em um cesto de vime perto da lavoura. Um dia, Rita foi envolvida por um enxame de abelhas brancas, mas, em vez de picá-la, elas levaram mel à sua boca. A tradição conta também que, quando Santa Rita morreu, em 1457, seu corpo foi envolto por abelhas negras.

Justamente por isso, a data foi escolhida para se comemorar o Dia do Apicultor no Brasil, por ser dia da Santa Rita de Cássia, padroeira dos apicultores.

Produto que tem crescido em produção e exportação, o mel é responsável por uma cadeia produtiva diversificada que envolve todo país. Com mais de 350 mil apicultores, além de 450 mil ocupações no campo e 16 mil empregos diretos no setor industrial, a apicultura vem crescendo dentro e fora do Brasil (dados de 2011 do Agrolink).

Segundo a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), a produção apícola nacional triplicou nos últimos anos, chegando a 50 mil toneladas anuais, com uma perspectiva de no futuro produzir até 200 mil toneladas. Já dados do Sebrae indicam que no mês de abril deste ano as exportações aumentaram 34,7% em valor e 21,7% em peso em comparação ao ano passado (2011).

Com um mel considerado de alta qualidade, a potencialidade do Brasil é grande. “Nossas abelhas são rústicas, dispensam o uso de antibióticos e fungicidas, e o nosso mel é livre de resíduos”, comenta José Cunha, presidente da CBA, explicando que isso agrega valor e qualidade ao produto.

Conforme Cunha, um dos desafios do setor é colocar o produto direto ao consumidor e aumentar o consumo per capita. Com a campanha nacional Meu Dia Pede Mel e a Semana Nacional do Mel, que aconteceu de 14 a 22 de maio em diversos municípios (2011), foram feitas diversas ações de incentivo ao consumo e comércio direto ao consumidor. Além de parcerias com Sebrae e Abemel em questões de boas práticas, empreendedorismo e exportação.

Uma das formas que alavancam o consumo é a inserção do mel na merenda escolar. Cunha diz que diversos municípios já acrescentaram este produto oriundo principalmente da agricultura familiar no cardápio das escolas. Além da aceitação entre os alunos, o presidente ainda ressalta um estudo da FAO que diz que uma alimentação saudável leva a uma melhoria no aprendizado no ambiente escolar.

Mensagem ao Dia do Apicultor

Ao final da entrevista, o presidente José Cunha deixou uma mensagem de motivação e incentivo aos apicultores, para que eles se qualifiquem e se capacitem para produzir mais e melhor. O mercado internacional é comprador e, apesar do câmbio desfavorável, o mel teve uma grande valorização em dólar. Desta forma, com uma pequena melhora, o câmbio incidirá em recursos maiores aos apicultores. “Grande abraço aos apicultores do Brasil. Grande expectativa que os consumidores tenham um produto de qualidade”, finaliza.

*Colaboração de Lucas do Amaral Morais


Fonte: Agrolink (Autor: Joana Pretto Cavinatto) Papelaria Jambo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.