Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 14 de Maio - No dia Internacional do Clima.. Como vamos agir?

quinta-feira, 14 de maio de 2015

14 de Maio - No dia Internacional do Clima.. Como vamos agir?

Hora de acordar: Mundo ultrapassou barreira perigosa nos níveis de CO2
Foto: Stug.stug - O rompimento da barreira dos 400 ppm de CO2
coloca o mundo em uma "zona perigosa", segundo a ONU
As Nações Unidas fizeram um alerta à comunidade internacional em maio do ano passado depois de o mundo ter ultrapassado o número de 400 partículas por milhão (ppm), o que é considerado uma "barreira perigosa" nos níveis de emissão de dióxido de carbono (CO2), principal gás de efeito estufa (GEE), que contribui para às mudanças climáticas bruscas e o aquecimento global.

O anúncio de que a concentração global de de CO2 na atmosfera atingiu os 400 ppm veio por meio da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).

Em comunicado, a chefe da Convenção, Christiana Figueres, alertou que "é hora de o mundo acordar e entender o que isso significa para a segurança humana, o bem estar e o desenvolvimento econômico." Para Figueres, é preciso intensificar a resposta às mudanças climáticas por todas as partes da sociedade.

Foto: JC McIlwaine/UN
"É hora de o mundo acordar", alertou Christiana Figueres (ver foto acima).

O aumento das emissões de gás de efeito estufa coloca o planeta em uma trajetória de aquecimento de cerca de 4°C até o final do século.

Mais uma rodada de negociações sobre o tema foi realizada em junho em Bonn, na Alemanha. O foco foi criar um novo acordo sobre o clima global e iniciativas de ação imediata.

O Protocolo de Kyoto, único tratado climático internacional acerca do tema, sofre com a baixa adesão e resultados inexpressivos em relação ao problema.


Novo documento, capaz de reunir todos os países e limitar as emissões de GEE dos mesmos estava previsto para sair este ano, segundo o andamento das negociações. 


Para a Convenção das Nações Unidas, ao romper a barreira de 400 ppm de dióxido de carbono na atmosfera, o mundo entra numa "zona perigosa". 


Plantas e animais 

Um estudo publicado na revista Nature Climate Change na época, revelava que mais da metade das espécies vegetais e um terço das animais mais comuns terão seu espaço vital reduzido à metade até 2080 se o aquecimento global continuar aumentando. 

O aumento das emissões de gás de efeito estufa coloca o planeta em uma trajetória de aquecimento de cerca de 4°C até o final do século, em relação aos níveis pré-industriais. 

Os pesquisadores da universidade britânica de East Anglia estudaram o impacto de um aumento de temperatura nas "zonas climáticas" de 48.786 espécies, ou seja, nos locais em que as condições climáticas são propícias a sua existência. Cerca de 55% das plantas e 35% dos animais poderiam ver esse espaço reduzido à metade até 2080.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.