Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 13 de maio - Dia do Automóvel no Brasil

quarta-feira, 13 de maio de 2015

13 de maio - Dia do Automóvel no Brasil


Você sabe por que a celebração é nesta data?
Você sabia que 13 de maio é o Dia do Automóvel no Brasil? E é oficial: foi criado em 1934, por Getúlio Vargas, que assinou o decreto 24.224. E por que 13 de maio? Há explicações divergentes.

A primeira viagem de carro

Uma das versões sobre a origem do Dia do Automóvel afirma que a data seria uma homenagem a Bertha Benz, esposa de Karl Benz, um dos criadores do primeiro carro para venda do mundo, o Benz Patent-Motorwagen - ou Motorcar.

Bertha Benz, esposa do criador
do Motorwagen, fez a primeira
viagem de longa distância a
bordo de um automotor, em 1888
Há relatos de que a alemã seria patrocinadora dos experimentos do marido com motores de dois tempos, o que após alguns anos leovu à criação, em 1885, do veículo de três rodas à gasolina. O automóvel, que chegava a 13 quilômetros por hora, é tido como o primeiro criado com intenção de venda, mas quem iria acreditar que ele era seguro, em uma época onde "coisas que se mexem sozinhas" eram consideradas estranhas?

Para provar que o Motorwagen era confiável, Bertha o usou para a primeira viagem de longa distância a bordo de um automotor, em 1888: e não foi sozinha, levou seus filhos Eugen e Richard, de 13 e 15 anos, junto. De Mannheim, onde Benz tinha sua oficina de motores, até Pforzheim, cidade natal da corajosa mãe, foram três dias e 194 quilômetros. O Linogrin - nome da época para a gasolina - que abastecia o tanque de 4,5 litros foi comprado em uma farmácia no meio do caminho, uma vez que ainda não havia postos de combustível. Os freios, feitos de couro, foram substituídos por material novo, que a alemã encomendou numa mercearia local, e o carburador foi a própria Bertha que limpou, com um alfinete de seu chapéu.

DKW Belcar 1000 tinha três cilindros,
cada um com um sistema de ignição
diferente; portas eram do tipo "suicida"
A rota percorrida pelo exemplar número 3 do Motorwagen é um patrimônio histórico da humanidade desde 2008, e a história do passeio é descrita pela ONG Berta Benz Memorial Route. Apesar de tantos detalhes sobre a viagem, as datas exatas de partida e chegada se perderam com o tempo, sabendo-se hoje, apenas, que o mês da aventura foi agosto - ou seja, não faria sentido ser este o motivo de celebração do Dia do Automóvel em 13 de maio.

O primeiro carro de passeio brasileiro

Outra versão para a escolha de 13 de maio como o Dia do Automóvel é de que a data comemoraria a produção do Belcar, tido como o primeiro carro de passeio brasileiro - anteriormente, apenas utilitários como DKW Universal, Jeep Willys e Kombi haviam sido fabricados no país. O modelo da Vemag - Veículos e Máquinas Agrícolas S.A. teria motor 1.0 de dois tempos com bloco da também verde-amarela Sofunge. A unidade número um do automóvel teria saído da linha de produção em 1958, ou seja, 24 anos depois do decreto de Getúlio Vargas.

A primeira estrada pavimentada do Brasil

Uma terceira hipótese quanto à origem do Dia do Automóvel no país é a abertura da primeira estrada pavimentado do Brasil. A rodovia que liga a cidade do Rio de Janeiro a Petrópolis, cerca de 66 quilômetros ao norte, foi inaugurada em 13 de maio de 1926, e tinha até sinalização - embora as placas fossem de cimento, e não de metal, como atualmente.

Independente da razão da escolha da data, vale a comemoração do Dia do Automóvel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.