Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 06 de Maio — Dia Nacional da Matemática

quarta-feira, 6 de maio de 2015

06 de Maio — Dia Nacional da Matemática

O Dia Nacional da Matemática  é comemorado em 6 de maio, de acordo com Lei aprovada pelo congresso Nacional em 2004, de autoria da Deputada Professora Raquel Teixeira. A escolha desse dia tem como motivação a data de nascimento do professor Julio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.
Malba Tahan  era o pseudônimo do professor de matemática Julio César de Mello e Souza, nascido no Rio de Janeiro no dia 6 de maio há 110 anos. Ele é o autor de um dos maiores sucessos literários de nosso país, o romance O Homem que Calculava, já traduzido em doze idiomas.
Embora tenha publicado ao longo de sua vida cerca de 120 livros sobre Matemática Recreativa, Didática da Matemática, História da Matemática e Literatura Infanto-juvenil, atingindo tiragem de mais de dois milhões de exemplares, pouca gente sabe que ele era brasileiro.

Devemos aproveitar essa data para divulgar a Matemática como parte do patrimônio cultural da humanidade mostrando que a Matemática foi criada e vem sendo desenvolvida pelo homem em função de necessidades sociais. Devemos, nessa oportunidade, divulgar a Matemática como área do conhecimento humano, sua história, suas aplicações no mundo contemporâneo, sua ligação com outras áreas do conhecimento e, principalmente, buscar derrubar mitos de que a matemática é muito difícil sendo acessível apenas aos "talentosos". Precisamos erradicar a idéia de que a Matemática é um "bicho-papão", uma disciplina sem vida que só exige dos alunos memorização de fórmulas e treinamento. 

Trabalhando as obras de Malba Tahan é possível mostrar aos alunos que a Matemática pode ser uma divertida e desafiante aventura podendo ser trabalhada de forma dinâmica e criativa. 

Dia Nacional da Matemática - Sugestões de Atividades

Aqui estão disponíveis algumas sugestões de atividades para serem realizadas, no dia 06 de maio, em comemoração ao Dia Nacional da Matemática.

Ícone da página de cinema
Exibição de filmes

Confira sugestões da página de cinema

Ícone de trechos de filmes
Exibição de trechos de filmes
 - Acesse trechos, sinopses e sugestões de uso

Ícone de áudio
Execução de áudio 

Acesse sinopses e sugestões de uso
Ícone de exposição
Exposição

Veja como organizar
uma


Ícone de gincana culturalGincana cultural
Veja como organizar
uma


Ícone de oficinas.Oficinas
Acesse sugestões
diversas
Ícone de teatro
Teatro

Acesse recursos
sobre dramatizações

Ícone de vídeo.
Vídeos

Exibição e produção


Ícone de visita guiada
Visita Guiada

Veja como organizar
uma


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.