Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 05 de maio - Dia Mundial do Campo

terça-feira, 5 de maio de 2015

05 de maio - Dia Mundial do Campo



Campos: Apesar de não existir um conceito único sobre o termo “campos”, existem definições mais difundidas que acabam por caracterizá-lo. Campo é uma vegetação formada por herbáceas , ou seja, plantas em geral de pequeno porte, de vida média de um ano que acabam por não desenvolverem caules muito rígidos. São exemplos deste tipo de plantas as gramíneas em geral e algumas outras espécies como as cyperaceas. Estas acabam por ser os principais constituintes desta vegetação, levando em consideração que a presença de árvores é quase totalmente ausente.

Os campos constituem-se no mais vasto bioma terrestre, cobrindo aproximadamente 24% da superfície dos continentes, o que representa cerca de 46 milhões de km². Localizam-se, geralmente, em regiões temperadas, com verões quentes e invernos frios. Este tipo de vegetação está presente em diversas formações, tais como a estepe russa, a pradaria norte-americana, a puszta húngara e o bioma predominante gaúcho: o pampa sul-americano.

Campos Sulinos: Os campos sulinos, ou Pampa, como é mais conhecido, é o bioma predominante do Rio Grande do Sul, cobrindo aproximadamente 63% do território do estado. Ele consiste em um mosaico de vegetações, onde uma das mais características é a vegetação campestre. Esta vegetação acaba por caracterizar o Rio Grande do Sul, juntamente com outras figuras características, como o Quero-Quero. Segue abaixo dez curiosidades sobre o bioma Pampa e a sua vegetação campestre:


Estima-se que existam 2.200 espécies de plantas campestres no estado do Rio Grande do Sul;

Menos que 0,5% dos campos sulinos estão protegidos em Unidades de Conservação;

A precipitação anual varia entre 1.250 e 1.500 mm;

O pampa está situado no clima temperado, exposto aos efeitos do vento minuano, que acaba por trazer frentes frias, principalmente no inverno;

As formações campestres ocupavam naturalmente cerca de 131.041,38 km² do Rio Grande do Sul, porém, com o processo de urbanização e a utilização do solo para agricultura e pecuária, o tamanho das terras ainda ocupadas por vegetação campestre diminuiu para 64.210,09 km² ;

De acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza, referindo-se as espécies de flora ameaçadas de extinção no Pampa, existiam em 2008, 86 espécies “Em Perigo”, 66 no estado “Vulnerável”, 52 “Criticamente Ameaçadas” e 9 “Presumivelmente Extintas”;

Cerca de 25 espécies de mamíferos habitam os campos gaúchos, sendo que cerca de 14 espécies habitam-no exclusivamente;

Estima-se que 50 espécies de anfíbios e 97 espécies de répteis habitem os campos gaúchos;

Pelo menos 21 espécies de vertebrados habitantes do pampa são consideradas endêmicas;

Os campos sulinos têm grande importância econômica para o estado, fornecendo grande área para a agricultura e a pecuária.


http://www.vivaterra.org.br/campos.htm

Serviços Ambientais:

O que são? São serviços realizados pela natureza que promovem a manutenção dos ecossistemas e da vida de uma forma geral, mantendo todos os ciclos, seja de energia, matéria ou outros, ativos e atingindo, direta ou indiretamente, os seres humanos.

Qual a relação com os campos sulinos? Todos os biomas, ecossistemas, espécies e até seres em individual acabam por prestarem serviços ambientais, na maioria dos casos involuntariamente, em maior ou menor escala e efeito. Os campos sulinos, por sua vez, também são importantes fontes de serviços ambientais e dentre os principais serviços prestados por este bioma são a manutenção da qualidade da água, a manutenção da biodiversidade e a regularização do efeito estufa.


http://meioambienteanimais.net46.net/?p=90

Este texto foi baseado no livro Campos Sulinos, de Valério De Patta Pillar, Sandra Cristina Müller, Zélia Maria de Souza Castilhos e Aino Victor Ávila Jacques. Quer saber mais? O livro está a disposição para download através de vários sites, entre eles está o Instituto Pampa Brasil. Clique aqui e confira mais detalhes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.