Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Conheça cinco alternativas ao Photoshop para Windows

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Conheça cinco alternativas ao Photoshop para Windows

O Photoshop é tão popular que virou sinônimo de correção de fotos. Mas ele não está sozinho: há diversos editores de imagem tão bons quanto o da Adobe, com recursos muito semelhantes e a grande vantagem de serem gratuitos. Para facilitar sua vida, o TechTudo selecionou os cinco melhores editores neste segmento, todos compatíveis com os sistemas operacionais Windows. Confiram esta postagem do Tech Tudo:



Filtros do GIMP mostram boas opções para aplicar efeitos em imagens - Foto: Reprodução/TechTudo

Tão poderoso quanto o Photoshop, o The Gimp é a solução perfeita para quem precisa de qualidade profissional a custo zero. Originalmente criado para o Linux, o programa ganhou uma versão para Windows repleta de recursos que fazem frente aos editores mais sofisticados disponíveis no mercado.

A singularidade do Gimp é que ele trabalha com menus individuais, independentes da janela do programa. Isso, aliado ao fato de que suas funcionalidades não seguem o padrão da maioria dos editores de imagem, pode deixar o usuário confuso em um primeiro momento. Mas o uso não é difícil e basta maior familiaridade com o software para conseguir dominá-lo.

Recursos

Na versão atual, algumas mudanças se destacaram. Os pincéis ganharam novos padrões, além de agora poderem ser acessados por meio de teclas de atalho. Também foram incluídos edição em tela cheia, clone com perspectiva, suporte aos formato SVG (imagens vetoriais, também suportadas pelo Inkscape) e o já popular removedor de olhos vermelhos, entre muitas outras ferramentas.

Entre os avançados recursos anteriormente existentes no programa estão: camadas e canais manipuláveis; camadas de texto editáveis; transparência; múltiplo desfazer/refazer; ferramentas avançadas de transformação e seleção; seleções e máscaras modeláveis.

Efeitos

Os efeitos gradiente e mistura são poderosos e imprimem efeitos incríveis e, além disso, o The Gimppossui em sistema de correção de serrilhado de alta qualidade. Ele ainda conta com diversas ferramentas para o desenvolvimento de imagens, sendo elas bitmap ou vetorial, como pencil, brush e airbrush. As texturas, assim como os pincéis, podem ser personalizadas, o que enriquece ainda mais o trabalho profissional com essa ferramenta.

Além de tudo, o software possibilita a criação de animações em GIF. Aliás, compatibilidade não é um problema para o Gimp, que suporta, fora o GIF, JPEG, BMP, TIFF, MNG, PDF, PCX, PNG, PSD, PS, SVG e diversos outros formatos. Resumindo: com o The Gimp, você tem todos os recursos necessários para o desenvolvimento de qualquer trabalho profissional e não precisa gastar nada.


Photoplus é simples mas conta com ferramentas suficientes para editoração de imagens (Foto: Reprodução)

O PhotoPlus é um editor de imagens que reúne diversidade de ferramentas e simplicidade na hora de usar. Com ele você vai poder corrigir aquelas imperfeições que vez ou outra insistem em aparecer nas fotos, como olheiras, espinhas, manchas de sol ou olhos vermelhos de forma bastante prática.

Ferramentas

Ele possui ferramentas para redefinição do tamanho em pixels das imagens, alteração de saturação, coloração, gama e muitas outras. As alterações básicas, como contraste, saturação, brilho e tonalidade, são feitas com barras de regulagem, através das quais você aumenta ou reduz o nível de aplicação. Intuitivo, o método facilita bastante a vida dos que estão começando a se aventurar na edição de fotos.

Além disso, o PhotoPlus traz uma série de efeitos para dar uma bossa às imagens. Fora os que já acompanham o software – tais como distorção, mosaico, efeito areia -, você pode baixar, gratuitamente, outros filtros no site do desenvolvedor.

Quem quer das asas à imaginação pode criar uma ilustração do zero usando um recurso similar ao conhecido Paint, que também dispõe das ferramentas forma, pincel e cores em uma barra lateral.

PhotoScape é completo e prático para quem está começando a trabalhar com edição (Foto: Reprodução).


Muito fácil de usar, o PhotoScape é ideal para quem não domina a edição de imagens mas precisa modificar bastante um arquivo. Isso porque ele é um dos editores mais completos, com recursos que vão desde a captura de tela até a criação de animações GIF. O programa conta com ferramentas descomplicadas e organizadas por abas, que demostram ao usuário a utilidade de cada uma e facilitam o uso.

Funções

As principais funcionalidades são as tradicionais: envelhecimento, redimensionamento, corte, remoção de olhos vermelhos etc. O programa conta ainda com vários layouts de bordas, formas de balões, corações e desenhos, entre outros, e a possibilidade de exportar ícones ou figuras desejadas para incrementar suas imagens.

Para tornar o trabalho mais profissional, você pode fazer uma montagem das suas fotos no espaço de uma página, conforme modelos prontos. É possível personalizar cor do fundo, dimensões da montagem e medidas das margens.

Há uma seção apenas para a visualização das fotos armazenadas, onde são permitidas pequenas edições, como inversão, alteração de brilho ou rotação – as imagens podem ser vistas como uma apresentação de slides ou em tela cheia.

O PhotoScape permite que você modifique os arquivos de forma individual ou em massa. O “Editor em lotes” é um recurso ideal para quando você tem várias fotos capturadas ao mesmo tempo que necessitam de ajustes similares, bastando definir os parâmetros e alterar tudo ao de uma vez.

Outra ferramenta que promete poupar tempo é o renomeador, perfeito praquelas situações em que diversas fotos foram tiradas num mesmo dia. Ao usá-lo, os arquivos “DSC000001”, “DSC000002”, por exemplo, são renomeados para algo que realmente os identifique, como “Churrasco – 001″. Juntos, esses dispositivos prometem evitar o cansaço causado pela repetição de ações.

Impressão de fotos

Na hora de imprimir, o software te permite ir além das configurações básicas. Com o PhotoScape você pode definir não só tipo do papel e orientação de página, mas número de imagens a ser impressa por folha; qualidade, em DPI; e alinhamento das fotos. Sem possibilidade de impressão, mas não menos atraente, é a criação de animações em GIF.

A produção é simples: basta selecionar as imagens, digitar a duração da animação e escolher os efeitos. Antes de salvar o GIF no computador, você poderá verificar a animação pronta na janela do navegador.

O PhotoScape tem 16 MB de tamanho e é compatível com a plataforma Windows. O programa está disponível em Português (Brasil), sendo necessário, no momento da instalação, clicar no ícone “Linguagens”, na parte inferior da área do menu.

Caso você queira inserir outra língua, bastará escolher o idioma desejado no site do desenvolvedor. Neste caso, será necessário reiniciar o programa uma vez para carregar o idioma.

Paint.NET

Paint.NET ocupa menos espaço no computador e mantém recursos avançados para tratamento de imagem (Foto: Reprodução)

Confiável, leve e robusto, o Paint.NET cegou à sua versão final cheio de novidades. A principal delas é a melhora na performance do software, que está mais veloz e mais econômico no uso da memória. De acordo com os desenvolvedores, o desempenho pode ter uma melhora de até 20% nesta versão.

Fora as alterações que dizem respeito à usabilidade do software – agora não é mais necessário reiniciar a lista de fontes para que sejam conhecidas novos padrões, os travamentos e perdas de estilos acabara etc -, alguns recursos foram incorporados ao Paint.NET.

Efeitos

No quesito efeitos, foram adicionados o desfoque de superfície, a distorção “bolhas” e a distorção “cristalizar”. Também estão entre as inovações desta versão um gerador automático de miiaturas, ativado pelo clique do rolador do mouse; melhores efeitos e desfocagem; correção dos bugs na hora de aplicar a desfocagem gaussiana, entre outros.

Por ter bastante ferramentas, ao mesmo tempo, ser muito fácil de usar, o Paint.NET acaba sendo uma solução perfeita para quem busca agilidade e praticidade na hora de personalizar fotos e imagens.


MAGIX Xtreme Photo Designer (Foto: Reprodução)

O MAGIX Xtreme Photo Designer é um dos mais completos softwares de editoração de imagem no segmento gratuito.

Ele tem uma grande variedade de ferramentas, além de contar com uma interface bastante intuitiva.

Naturalmente, o MAGIX Xtreme conta com os recursos básicos de edição de imagem, como cortar, rotacionar, espelhar, redimensionar. Mas ele não fica por aí: há uma série enorme de filtros de cores, correções automáticas, distorções artísticas e estilizadas, e muito mais. Ele ainda permite que você adicione filtros novos de forma prática, tendo suporte para vários plugins, inclusive do Photoshop.

A compatibilidade com diversos formatos gráficos, como BMP, ICO, GIF, JPG e TIF, é outro diferencial deste software. Além desse, um dos fatores que fazem o programa se destacar é que ele une uma série de funções de softwares diferentes, fazendo com que a edição se torne realmente mais otimizada.

Como exemplo, você poderá isolar pessoas e objetos, unir imagens panorâmicas e adicionar textos. Em cada ferramenta há um pequeno tutorial explicando exatamente como ela funciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.