Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 22 de Abril - Dia da Força Aérea Brasileira

quarta-feira, 22 de abril de 2015

22 de Abril - Dia da Força Aérea Brasileira

No dia 22 de abril é comemorado o dia da Força Aérea Brasileira, uma das integrantes das forças armadas do nosso país.

A FAB – Força Aérea Brasileira - é a maior força aérea da América Latina, sendo responsável por defender o país através dos ares. É a mais rica em número de aviões, bem como pelo poder de fogo.

A proteção feita pela FAB é através da fiscalização das fronteiras, da observação e patrulhamento de aviões desconhecidos que adentram o espaço aéreo no Brasil, gerenciar a aviação civil, garantindo a segurança, além da fiscalização da infraestrutura dos nossos aeroportos e fiscalizar o correio aéreo nacional.

Além desses, opera também nas unidades de transporte e de carga, além de ter um programa espacial, específico.

A FAB desenvolveu um importante programa, o SIVAM, responsável pelo gerenciamento do Sistema de Vigilância da Amazônia.

Em razão da Segunda Guerra Mundial, o governo percebeu a importância em melhorar sua armada, vendo-se despreparado para as necessidades diante do conflito.

À época, as discussões levaram à união das aviações que já existiam no país, como as do exército e as da marinha. Houve ainda a decisão de se criar um ministério, exclusivamente para administrar a aviação do Brasil.

As unidades de aviação existentes na FAB são: as de instrução, as de busca e salvamento, as de asas rotativas, as de patrulhamento, de reconhecimento, de caça e a aviação de transporte.

A força aérea da aeronáutica conta com um efetivo de 70.907 militares. Seu centro de comando está localizado em Brasília, através do ministério da defesa, sendo que seu comandante supremo é o presidente da república. Essa armada possui como lema “asas que protegem o país”.

Em sua estrutura, a força aérea do Brasil tem um comando militar, o COMAER, pelo qual aparecem mais quatro comandos subordinados: o de Operações Aéreas, o de apoio, o de pessoal e o de tecnologia aeroespacial. Além desses, estão subordinados os dois departamentos (de controle do espaço aéreo e de ensino da aeronáutica) e órgãos relacionados ao funcionamento da aviação aérea do país, militar ou civil, bases aéreas e órgãos relacionados.

Por Jussara de Barros - Graduada em Pedagogia - Postado no Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.