Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 21 de Abril - Dia do Metalúrgico

terça-feira, 21 de abril de 2015

21 de Abril - Dia do Metalúrgico

Dia do Metalúrgico
A partir do século XVIII a metalurgia passa a ser descrita como uma ciência do estudo dos metais: estuda a estrutura, a composição, as características e as propriedades dos metais. Então, passa a ter como objetivo não só fabricar produtos metalúrgicos como também estudar as suas causas e efeitos. Deste modo, à metalurgia extrativa já existente associou-se uma metalurgia científica.

O progresso da metalurgia científica ocorreu como uma demanda do novo processo econômico que se instalava: a Revolução Industrial. Começavam a surgir as primeiras fábricas e suas máquinas. Com a evolução do maquinário industrial, o metal começou a ser utilizado em larga escala na fabricação dos equipamentos. Assim, surgia a chamada indústria de base, especializada na transformação dos metais para aplicação nas outras indústrias. Este progresso chegou com mais força ao Brasil a partir da década de 30. Com a queda da economia cafeeira, a indústria começava a criar raízes e florescer em nosso solo.

Com o advento da produção em série e em larga escala, muitos trabalhadores deixaram o campo e ganharam as cidades em busca de emprego. Surgia o operário industrial, o operador das máquinas, o encarregado da produção nos mais variados tipos de indústria. Junto delas, surgiu o operário que é homenageado hoje, o metalúrgico.

O operário metalúrgico é, antes de tudo, um especialista. No início da indústria eram empregados os ferreiros, armeiros e toda pessoa que tivesse um conhecimento das ligas metálicas e de como trabalhar o metal. Nos dias de hoje, o profissional metalúrgico se divide entre os diversos ramos da metalurgia de acordo com ser nível de conhecimento.

O operário metalúrgico, de formação técnica e especializada, atua no chamado "chão de fábrica" dando forma e acabamento aos diversos produtos derivados dos metais. Já o metalúrgico de formação superior e científica, o chamado engenheiro metalúrgico, se ocupa da extração de minérios, sua transformação em metais e ligas metálicas e sua utilização na produção de máquinas, estruturas metálicas ou peças.

Cabe ao engenheiro metalúrgico a dura tarefa de adequar os materiais metálicos às funções a que serão submetidos. A função exige um profundo conhecimento da composição e das características dos metais.

Por serem uma das classes de trabalhadores mais numerosos do país, os metalúrgicos se organizaram em fortes sindicatos para lutarem pelos direitos da categoria. Sua grande força política e formadora de opinião fizeram surgir muitos nomes famosos que hoje representam a classe trabalhadora no cenário político nacional. Um exemplo é o presidente da republica Luiz Inácio Lula da Silva, eleito para o mandato de 2003, que antes era um simples torneiro mecânico.


Fonte: www.trabalhonota10.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.