Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: O principais concorrentes do Photoshop

terça-feira, 24 de março de 2015

O principais concorrentes do Photoshop

  • Photoshop faz até cirurgia plástica digital, mas aplicativos grátis também dão uma mãozinha
    Photoshop faz até "cirurgia plástica" digital, mas aplicativos grátis também dão "uma mãozinha"
O Photoshop é, disparado, o mais completo programa de edição gráfica da atualidade. Ele tem recursos que, nas mãos de um usuário experiente, permitem alterar fotos de tal forma que qualquer mulher pode virar uma modelo de páginas de revista masculina sem que se perceba como foi feita a  "plástica". O problema é que o programa da Adobe é pago -- o pacote com ele e a família CS5 por exemplo, não sai por menos US$ 849.
Para quem deseja programas grátis quase tão completos quanto o editor de imagens profissional ou mesmo para aqueles que somente necessitam dar “leves tapas” em fotos, como corrigir olhos vermelhos ou aumentar a luminosidade de determinada cena, há na rede algumas opções que podem agradar.
Selecionamos dez aplicativos gráficos gratuitos que podem ser utilizados por quem não tem ou não quer usar o Photoshop:
 Gimp 
O principal concorrente do Photoshop é uma excelente ferramenta para tratamento e edição de imagens. Ele tem milhares de recursos e de filtros -- são tantos que usuários iniciantes podem ter problemas para operá-lo. Oferece conjunto de scripts e tem interface modulada, que pode ser personalizada.
O melhor do VCW é sua interface intuitiva, o que o torna simples de usar. É também altamente personalizável, o que o torna uma excelente ferramenta para usuários médios que querem trabalhar com fotos, mas não precisam de ferramentas completas ou repletas de opções, como o Photoshop e o Gimp.
O programa funciona como uma muleta para as imagens. Com recursos limitados, o NeoPaint permite retoques em fotos, além de ter bons assistentes de gráficos e de apresentações para internet. Oferece efeito de textura, máscaras e tem um interessante suporte a aplicações 3D. Trabalha com JPEG, GIF, PCX, TIFF, BMP e PNG.
O software permite o trabalho com camadas e com pilha de ações -- e é isso que o coloca próximo a programas como Photoshop e Gimp. Permite também a aplicação fácil de efeitos como transparência e outros itens de forma automática -- embora, muitas vezes, a intervenção manual funcione bem melhor do que a autômata. Pode receber plug-ins que aumentam suas funções.
O PhotoScape é bem simples: e é aí que reside seu maior atrativo. Rápido e simples de usar, o programa tem excelente visualizador de imagens, organizador de fotos e alguns poucos filtros que podem ser aplicados em figuras. Permite a impressão fácil dos arquivos e tem sistema de captura de tela integrado.
Outro programa que está mais para visualizador do que para editor de imagens. Ele quebra o galho de quem quer mexer pouco em imagens e se interessa mais por um software rápido do que por um robusto. As fotos são agrupadas em cloud e podem ser tageadas de forma fácil, já que conta com um excelente editor. Para quem quer manipular ou gerenciar imagens, é o software ideal.
O Fotografix é uma programa cumpridor. Tem recursos medianos (camadas, seleção de cores, máscaras e filtros), mas não é tão completo quanto Photoshop ou Gimp. Seu grande trunfo reside em seu tamanho: com menos de 1 MB, pode ser usado no pendrive. É leve e ágil.
Uma das mais populares opções online de softwares que editam imagens. Tem o design simples e garante fácil acessibilidade a usuários iniciantes. Não conta com menu confuso ou com várias ferramentas - paletas, barras laterais e quetais - em sua página inicial e oferece dicas à medida que o usuário vai operando o serviço. Oferece mais de trinta filtros e sistema de “retoques” completo.
Outro sistema online de editor de imagens, o Pixlr oferece ao usuário duas versões do serviço. O Pixlr Express é bastante simples e oferece somente recursos básicos para trabalhar com imagens. Já o Pixlr Editor trabalha com camadas, tem painel de histórico e parece muito com o Photoshop e com o Gimp (inclusive pela demora em acionar alguns recursos em conexões mais lentas ou computadores mais ultrapassados).
O que mais chama a atenção no SumoPaint, editor online de imagens, é sua robustez. A ferramenta garante que o usuário use texturas, combinações, formatos e outras mágicas que podem transformar uma imagem em outra completamente diferente. Há dezenas de opções de pincéis, efeitos abstratos e ferramentas inusuais que geram formas estranhas e até abstratas, muito úteis para artistas digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.