Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Acabamentos Gráficos – Hot Stamping e Revestimentos

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Acabamentos Gráficos – Hot Stamping e Revestimentos

Designers sempre procuram inovar, e as vezes embelezar mais e mais seus projetos, para que o cliente fique extremamente satisfeito com o resultado, que pode tem uma aparecia bastante refinada, sofisticada, e ao contrário de que muitas pessoas pensam, pode ser feito de forma barata e com qualidade.

Hoje abordaremos sobre alguns tipos de revestimentos gráficos muito utilizados e que podem fazer toda a diferença na qualidade do seu impresso final. Temos o Verniz e o Hot Stamping, muito conhecido pelos Designers, mas alguns não ligam o nome a pessoa. Esse trabalho é feito em gráficas de grande porte, ou para gráficas pequenas é necessária a terceirização do produto – o que pode acarretar um prazo um pouco maior para a entrega do trabalho. Confiram!

Hot Stamping

Conhecido como o sistema tipográfico, onde a tinta tipográfica é substituída por uma espécie de película, em forma de fitas ou folhas de celofane, com a cor de acordo com a exigência do trabalho, mas na maioria das vezes são tons de dourado e prata. A película é colocada junto com uma camada de adesivo, que é prensada através da pressão de uma matriz sobre o suporte.

Essa matriz é um clichê em metal ou em fotopolímero, que é pressionado contra o suporte em alta temperatura, para conseguir prensá-lo. A tinta utilizada, a película, através do calor, aderindo por pressão ao papel ou outro suporte.

Não é recomendável o uso de elementos multo detalhados, como efeitos, contornos ou sombras, e letras serifadas em tamanhos muito pequenos, devido à baixa definição obtida.

Esse tipo de acabamento consegue obter efeito semelhante ao de uma impressão em metal (ouro, prata e outras tonalidades), tanto no aspecto da coloração, quanto ao brilho e à textura. Sua aplicação tende a conferir um aspecto nobre, sofisticado.



Revestimento

Temos 3 tipos de revestimentos: Plastificação, Laminação e Verniz.
Plastificação

Seu principal objetivo é o aumento da durabilidade do impresso – daí seu uso em capas, catálogos, cardápios, e antigamente nos documentos particulares como Identidades e Título de Eleitor.

O papel já impresso, sobre o qual é aplicada por calor e pressão o para ser feita a plastificação, recomenda-se ter entre 120 g/m² à 500 g/m², podendo ser feito com muito cuidado com papeis de 75 g/m² à 120 g/m², pois pode causar enrugamento e o surgimentos de bolhas de ar entre a plastificação e o papel.

A plastificação não é recomendável no caso do uso de tintas metálicas, como quinta cor ou hot stamping, e de papéis ásperos com grandes chapados.


Laminação

Possui os objetivos e efeitos semelhantes ao da plastificação, porém com maior aderênca e maior diversidade de insumos para o revestimento.

A laminação fosca tem sido muito utilizada a partir dos últimos anos do século 20, por propiciar um acabamento discreto, resistente, elegante e de baixo custo. No entanto, ela tende a diminuir a saturação das cores e a prejudicar a definição de elementos pequenos e detalhados .

Verniz

É um recurso muito usado para melhorar a qualidade dos impressos, proporcionando o brilho, a lisura e o avivamento das cores, e ao mesmo tempo aumentar a resistência do suporte, a luz, calor, etc.

Existem várias formas de aplicação do verniz no material, podendo ser aplicado em todo material, ou como na aplicação em alguns detalhes, como chamamos de “Verniz Localizado”, que é colocado o verniz em áreas como fotos ou textos, dando um ar mais sofisticado e fino ao impresso. Abaixo uma imagem de um layout de cartão, e a direita, a área em que irá ser aplicado o verniz, muitas vezes a pedida das gráficas que a arte em que irá o verniz seja toda em preto.


Existem 3 tipos de Vernizes.

Verniz de máquina (verniz offset):

É o mais barato e é caracterizado por ser uma impressão adicional realizada com a matriz semelhante à usada na impressão das tintas desse mesmo impresso. Esse verniz causa amarelamento e tem baixa resistência, porém é um recurso barato, simples e rápido.

Verniz de alto brilho:

São usados principalmente para capas, cartazes e folhetos refinados. Seu uso é cada vez mais raro, já que a plastificação tem à mesma função com menor custo e maior rapidez, porém não possui a mesma qualidade. A aplicação deste tipo de verniz exige equipamento próprio, sendo muitas vezes necessária a terceirização.

Verniz UV:

Necessita de equipamento apropriado, com matriz específica de alto custo e estufa de luz ultra-violeta, que vem daí sua denominação. É um recurso considerado top de linha por sua durabilidade e por seu efeito de altíssima qualidade. O verniz UV é muito utilizado tanto em alguns elementos gráficos, impressos sobre papel, dando lhes destaque, ou como uma forma de impressão sobre fundo chapado, “criando” a imagem apenas pelo brilho e textura do verniz. Este recurso é denominado Verniz Localizado, já explicado anteriormente.


Fonte: Livro VILLAS-BOAS, André Produção Gráfica para Designers do Choco La Designer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.