Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 30 de Novembro - Dia do Teólogo

domingo, 30 de novembro de 2014

30 de Novembro - Dia do Teólogo

O dia 30 de Novembro foi instituído como sendo o dia do Teólogo, pela LEI Nº 4.504 de Janeiro, em 1991. Em todo Brasil essa data é marcada por comemorações e atividades alusivas ao estudioso das religiões. Mas, afinal, o que é um Teólogo?
Teólogo é aquele que procura tornar a religião um saber racional, no caso, um saber chamado “teologia” (estudo de Deus: teo = Deus; logia = estudo). Sua atitude diante da religiosidade é quase sempre objetiva, um paradoxo, uma vez que a religião em si e mais precisamente a fé tem caráter subjetivo.
Embora o teólogo possa ser um religioso, é preciso diferenciar. Uma coisa é ter fé, outra é estudar os fenômenos da fé. Para o primeiro caso, basta crer, acreditar num dogma ou numa doutrina como verdade a ser vivida. No outro, esta mesma fé será interpretada, relativizada e, conseqüentemente, racionalizada.
Em Campina Grande
Em nossa cidade existem vários seminários de teologia. Alguns de teologia católica, outros da vertente protestante, e ainda, de outras linhas da religião, como por exemplo, védicas.
Para citar alguns, a Faculdade Católica de Campina Grande (FACCG) que oferece cursos de Filosofia e Teologia, o Seminário Teológico Evangélico Congregacional (STEC) com bacharelado em teologia e missiologia e o Seminário Hare Krishna que visa oferecer formação básica para a prática da ciência da auto-realização espiritual e do ensino da Filosofia e Teologia Védicas.

Áreas de atuação

O profissional de Teologia pode prestar serviços de consultoria a escritores, por exemplo, que estejam usando a religião para contar alguma história ou fornece orientação a grupos religiosos em geral, principalmente organizações não-governamentais.
Também é possível encontrar teólogos dando aulas em cursos universitários da área de ciências sociais, como Letras, Antropologia, Sociologia. Aliás, é cada vez maior nos meios acadêmicos a intertextualidade entre as disciplinas. E em relação à teologia isso é sentido de forma evidente.
Trata-se de um fenômeno recente a redescoberta da leitura teológica do mundo nas áreas de ensino voltadas para o conhecimento do comportamento humano em geral.
Basicamente o teólogo formado estuda e analisa as diversas religiões do mundo e sua influência sobre o homem do ponto de vista antropológico e sociológico.
Sua principal fonte de pesquisa são os textos sagrados e as doutrinas e dogmas religiosos. Com isso, procura explicar de que forma as crenças, com o decorrer do tempo e da história modificam ou eternizam as maneiras do homem interagir na sociedade.
Nos cursos de teologia, a matriz curricular varia de instituição para instituição. Algumas dão maior importância à análise das religiões em si, enquanto outras se debruçam mais sobre os textos sagrados. De qualquer forma, um estudante de teologia - o futuro teólogo - deverá ler muito e participar de muitos debates em sala de aula sobre as bases e a história das religiões.
Fonte: www.universiti.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.