Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 17 de Novembro - Dia da Criatividade

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

17 de Novembro - Dia da Criatividade

Apesar do dia 17 de novembro ser o dia da criatividade, não existe razão conhecida para a escolha da data, portanto assumimos que todo dia deve ser o seu dia. 
A criatividade é muito importante, produz coisas geniais, legais, divertidas, inovadoras e mágicas, assim nos ajuda sempre a encontrar soluções inovadoras para os problemas que enfrentamos.
Hoje é dia da Criatividade! Dia de brincar e se divertir criando coisas. Aposto que você adora brincar e criar um montão de coisas quando está brincando não é mesmo?
Todo mundo tem um grande potencial criativo, basta acreditar e deixar a criatividade fluir criando coisas diferentes e inovadoras. Músicos, poetas e pintores, usam toda sua criatividade para compor músicas, poesias e quadros que muitas vezes faz muito sucesso.
Você pode usar da sua imaginação para criar muitas coisas ao longo do dia, como um desenho, combinar letras para formar novas palavras, e até mesmo criar seu próprio brinquedo. O importante é sempre estar exercitando a mente!
Há estudos que indicam que a criatividade começa a ser desenvolvida durante a infância. O que propulsiona o crescimento deste potencial é o elogio dos pais, professores e amigos quando a criança tem uma ideia ou atitude inovadora.
Mas atenção: o inverso também é verdadeiro. Criticar uma criança por um ato inovador pode bloquear o crescimento do potencial criativo. Valorizar as ações positivas é uma forma de incentivar que a criança crie mais e perca o medo do novo.
Com certeza você já ouviu falar de Albert Einstein, que foi um importante cientista do século XX. Ele também usava sua criatividade para trabalhar e desenvolver suas teorias.
Por se tratar de um tema um tanto quanto subjetivo, vários estudiosos definiram a criatividade de uma maneira diferente.
Veja alguns exemplos:
Para Ghiselin (1952), "é o processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução na organização da vida subjetiva".
Para Flieger (1978), "manipulamos símbolos ou objetos externos para produzir um evento incomum para nós ou para nosso meio".
Para Stein (1974), "criatividade é o processo que resulta em um produto novo, que é aceito como útil, e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo".
Existem dois tipos classificados para a criatividade:
Criatividade individual: é a forma criativa expressada por um indivíduo
Criatividade coletiva: forma criativa expressada por uma organização, equipe ou grupo. Surge geralmente da interação de um grupo com o seu exterior ou de interações dentro do próprio grupo e tem como objetivo principal otimizar seus objetivos.
Muitos não sabem, mas é comprovado cientificamente que todos nós possuímos um potencial criativo imenso e para usá-lo, basta reconhecermos isso. Todas as pessoas têm um potencial gigantesco. O que mais é preciso é acreditar na sua criatividade e deixá-la fluir, admitir ser criativo já é um bom passo.
Muitos de vocês acreditam que a criatividade é algo alheio a suas vidas. Que só são criativos os grandes gênios. Mas eu lhes digo que a criatividade é um dom a ser exercido cotidianamente, por todos. Inclusive por você.
Deixe que esse dom invada seu cotidiano. Procure acrescentar aquele toque especial, que só você sabe dar, em cada uma das suas atividades – isso é criatividade. Você é como uma nota única, especial, perfeita, em uma sinfonia. Não deixe que a sinfonia careça dessa nota.
Exerça sua criatividade, FELIZ DIA DA CRIATIVIDADE!
Fonte: www.itaporaagora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.