Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 14 de Novembro - Dia Mundial do Diabetes

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

14 de Novembro - Dia Mundial do Diabetes


A diabetes mellitus (DM) é um grupo de distúrbios metabólicos, envolvendo diferentes órgãos e tecidos, ao longo da vida e é caracterizado por um aumento nos níveis de glucose no sangue: A causa da doença são várias sendo hiperglucemia, a principal que ocorre baixa produção do hormônio insulina, secretada pelas células ß das ilhotas de Langerhans do pâncreas endócrino, ou o uso inadequado do corpo, que irão afetar o metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Diabetes mellitus e comorbidades são atualmente a principal causa de preocupação de saúde pública.

Os principais sintomas da diabetes mellitus são emissão excessiva de urina (poliúria), aumento de necessidades alimentares anormais (polifagia), aumento da sede (polidipsia) e perda de peso inexplicável aparente. Às vezes é tomado como referência estes três sintomas (poliúria, polifagia e polidipsia ou a regra dos 3 P) a suspeitar de que o diabetes tipo 2 e são mais comuns na população. A Organização Mundial de Saúde reconhece três formas de diabetes mellitus: tipo 1, tipo 2 e diabetes gestacional (ocorre durante a gravidez), cada um com diferentes causas e influências diferentes.

Para 2000, estima-se que cerca de 171 milhões de pessoas eram diabéticos no mundo e chegam a 370 milhões em 2.030. Essa condição causa várias complicações, muitas vezes prejudicial para os olhos, rins, nervos e vasos sanguíneos. Suas complicações agudas (hipoglicemia, cetoacidose, coma hiperosmolar não cetótica) são o resultado de um controle inadequado da doença, enquanto complicações crônicas (cardiovascular, nefropatia, retinopatia, neuropatia e lesão microvascular) são uma consequência da progressão da doença.

Fonte: es.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.