Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 05 de Novembro - Dia do Radioamador

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

05 de Novembro - Dia do Radioamador


QUE É O SERVIÇO DE RADIOAMADOR?

O Serviço de radioamador é a modalidade de serviço de rádio-comunicações, destinada ao treinamento próprio, à intercomunicações, e a investigações técnicas, levadas a efeito por amadores devidamente autorizados, interessados na radiotécnica a título pessoal que não visem qualquer objeto pecuniário ou comercial ligado a exploração do serviço, inclusive utilizado estações espaciais situadas em satélites da terra.

COMO TORNAR-SE UM RADIOAMADOR?

Qualquer brasileiro com idade superior a 10 (dez) anos pode tornar-se um radioamador. A norma Nr 31/94 aprovada pela Portaria Nr 1278, de 28 de dezembro de 1994 publicada no Diário Oficial da União Nr 2490 (folha Nr 21290) de 30 de dezembro de 1994, regula o assunto. Para ingresso na Classe D (operações acima de 50 MHz) é exigivel apenas conhecimento da Legislação, Técnica e Ética Operacional. Para ingresso ou promoção nas classes C, B e A, são exigidos conhecimentos de radioeletricidade e proficiência na transmissão e recepção auditiva de sinais Código Morse

ONDE POSSO OBTER INFORMAÇÕES E MATERIAL DE ESTUDO REFERENTES AO RARIOAMADORISMO?

Em todos os Estados do Brasil, existem clubes e associações de radioamadores bem como as Diretorias Estaduais da LABRE (Liga Brasileira de Radioamadores). Nas capitais existem as Delegacias Regionais do Ministério das Comunicações, órgão técnico-normativo e fiscalizador do Serviço de Rádioamador. Através de contato com essas entidades será possível a obtenção de informações e material didático.

QUANTO CUSTA OBTER UMA LICENÇA E UM EQUIPAMENTO DE RADIOAMADOR?

Para instalar uma estação de radioamador o usuário pagará um taxa de fiscalização de Instalação e a partir do ano seguinte da outorga, para a execução do Serviço recolherá, anualmente, a Taxa de Fiscalização do Funcionamento. Cada taxa custa em torno de 1/2 do salário mínimo. O preço de um equipamento transceptor varia de US$ 400,00 a US$ 3.000,00, em média.

ONDE POSSO FAZER OS TESTES?

Entre em contato com a Delegacia Regional do Ministério das Comunicações em seu Estado. Em muitas delegacias as provas são realizadas semanalmente.

Algumas LABRE ESTADUAIS, autorizadas pelo Ministério das Comunicações, também aplicam os testes para ingresso e promoção de classe.

COMO SÃO OS TESTES?

Os testes têm caráter eliminatório e são aplicados na sequência e com duração de tempo indicados:
  • Legislação: 20 questões - 60 Min. 
  • Conhecimentos Técnicos: 20 questões - 60 Min.
  • Recepção Auditiva de Sinais Código Morse: texto com 125 caracteres para Classes “C” e “B”, 250 caracteres para Classe “A” - 5 Min. 
  • Transmissão de Sinais de Código Morse: texto com 125 caracteres para Classes “C” e “B”, 250 caracteres para Classe “A” - 5 Min
O índice de acertos exigível varia de 50% para Classe “D” a 80% das questões da Classe “A”

O QUE POSSO FAZER COM UM CERTIFICADO DE OPERADOR DE ESTAÇÃO DE RADIOAMADOR (COER)?

Existem muitas coisas que podem ser feitas. Eis algumas idéias:
  • Conversar com pessoas de outros países. Comunicados à longa distância (DX); 
  • Conversar com pessoas localmente e a longa distância enquanto dirige-se ao local de trabalho (operação móvel); 
  • Prestar apoio de comunicação em desastres e calamidades públicas; 
  • Prestar apoio de comunicação em “Rally”, maratonas e outros eventos públicos; 
  • Conectar o rádio ao computador e realizar comunicação de computador a computador; 
  • Colecionar cartões-rádio (QSL) que comfirmam comunicados com outras estações brasileiras e estrangeiras, possibilitando o recebimento de diplomas nacionais e internacionais; 
  • Participar de contestes e competições radioamadoristicas; 
  • Integrar a estrutura de Defesa Civil de sua cidade; 
  • Receber mapas de previsão meteorológica de satélites; 
  • Conectar o rádio a telefônica pública e utilizá-lo como telefone celular (auto-patch); 
  • Realizar trasmissões de ilhas ou locais pitorescos onde não haja radioamadores (expedições); 
  • Acessar BBS (Bulletin Board System - Sistema de Quadro de Avisos) e executar “downloads de shareware” trazendo “softwares” de domínio público para o seu computador pessoal;
  • Transmitir e Receber Fax via rádio;
O QUE EU NÃO POSSO FAZER COM UM COER?

Como o próprio nome revela, o Serviço de Radioamador é amadorismo puro, sendo proibido, portando, atividades quem impliquem em transações comerciais que gerem lucros. É proibido a transmissão de música, temas políticos, religiosos ou anti-éticos.

ESTOU INTERESSADO, QUEM PODE AJUDAR-ME?

Procure o clube de radioamadores, a LABRE ou um radioamador da vizinhança. O espírito de colaboração para difundir o “hobby” é um traço da personalidade característico do radio amador, dentre tantos outros.

DEVO CONSTRUIR MEU RÁDIO E ANTENA?

A construção “caseira” é uma das atividades mais fascinantes do radioamadorismo. Depende, essencialmente, do domínio da teoria eletrônica uma vez que os componentes são fáceis de encontrar. Existe uma extensa bibliografia especializada no assunto disponível nas bancas de revistas e livrarias.

QUAL O MELHOR MÉTODO PARA APRENDIZAGEM DO CÓDIGO MORSE?
  • Aprenda primeiro a receber, depois a transmitir. Deste modo, evita-se os vícios de manipulação 
  • Desenvolva uma capacidade de armazenar na memória dois ou mais caracteres recebidos antes de transcrever para o papel 
  • É melhor praticar 30 minutos diários do que 2 horas direto numa semana 
  • ratique a recepção com e sem fone de ouvido 
  • Reconheça quando você atinge a “barreira das 5 e das 10 palavras por minuto” na recepção. Continue treinando até ultrapassa-las 
  • A palavra padrão possui 5 caracteres. Ex. Paris 
  • O Código Morse é musicalidade, “dis” e “das” não ponto e traço
EM QUANTO TEMPO O MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES LIBERA MEU COER?

A avaliação dos testes será concluída no prazo máximo de 08 (oito) dias, ficando a disposição do candidato durante o prazo de 60 (sessenta) dias, contados da data de sua publicação.

O SINDICO PROIBIU-ME DE INSTALAR ANTENA NO PRÉDIO PORQUE CAUSA INTERFERÊNCIA NOS TELEVISORES - O QUE FAÇO?

O sistema radio-antena desde que instalado conforme aos requisitos técnicos-operacionais, não causa interferência. A maioria das causas de interferência, são provenientes de fontes tais como outros serviços de rádio, transformadores de tensão, eletrodomésticos, geradores de corrente alternada, máquinas elétricas, etc.

Quando à instalação da antena a Lei Nr 8919, de 15 de julho de 1994 dispõe sobre o assunto, assegurando o direito de instalação.

Fonte: www.atratimbo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.